Benedito de Lira contesta Ibama sobre estaleiro em Alagoas



O senador Benedito de Lira (PP-AL) protestou nesta quinta-feira (6) contra a decisão do Ibama que negou autorização ao Estaleiro Eisa para construção de uma unidade em Alagoas, salientando que o projeto gerou “expectativa extraordinária” na população de seu estado por poder gerar mais de 10 mil empregos diretos e investimentos de mais de R$ 2 bilhões.

O parlamentar contestou os argumentos do Ibama sobre o impacto ambiental negativo da obra e lembrou que a bancada de Alagoas no Congresso teve atuação importante no processo de licenciamento do estaleiro.

– Percorremos todos os caminhos legais e ficamos no aguardo da manifestação do órgão de licenciamento ambiental, que pediu milhões de documentos, fazendo o dever de casa para que o empreendedor pudesse cumprir com as regras preestabelecidas – relatou.

Segundo Benedito de Lira, o Ibama alega que o empreendimento ocuparia cerca de 70 hectares de mangue, mas esta área virou um “depósito de lixo”. Na verdade, conforme ressaltou, a empresa responsável pelo estaleiro tinha se comprometido a plantar 350 hectares de vegetação.

O parecer técnico do Ibama, para o senador, é discriminatório contra seu estado ao prever migração para Alagoas e gerar favelização e sobrecarga nos serviços públicos já carentes do estado.

– Onde há saúde, educação, saneamento básico com fartura neste país? A saúde pública nós estamos vendo aí. A educação não tem qualidade no país. E saneamento é uma coisa inacreditável: existem estados que não têm 30% de saneamento básico nas suas principais cidades – argumentou.

Ele ainda lembrou que o Ibama autorizou vários institutos de meio ambiente estaduais a fazer licenciamento ambiental, “menos em Alagoas”, e citou empreendimentos industriais na Bahia, em Pernambuco, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, autorizados através desse mecanismo.

Em aparte, o senador José Pimentel (PT-CE) elogiou a defesa da economia de Alagoas e do Nordeste. Para ele, empreendimentos como o estaleiro gerarão os recursos necessários para que a região supere suas dificuldades.



05/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira faz apelo ao governo por instalação de Estaleiro Eisa em Alagoas

Benedito de Lira comemora licença prévia para estaleiro em Alagoas

Benedido de Lira questiona ministra do Meio Ambiente sobre negativa do Ibama para construção de estaleiro em Alagoas

Benedito de Lira destaca crescimento do turismo em Alagoas

Benedito de Lira comemora desenvolvimento econômico de Alagoas

Benedito de Lira quer reduzir dívida de Alagoas