Benedito de Lira pede aprovação de proventos integrais a servidores aposentados por invalidez



O senador Benedito de Lira (PP-AL) fez um apelo, nesta quarta-feira (7), aos senadores pela aprovação sem emendas da proposta de emenda à Constituição que garante a integralidade e a paridade de proventos a servidores aposentados por invalidez (PEC 5/2012). Aprovada mais cedo pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposição tramita em regime de urgência e será apreciada em dois turnos de votação no Plenário.

– Vamos atender o apelo desses servidores e votar o texto integral, aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados, da maneira mais rápida possível. Conto com a sensibilidade dos senhores e senhoras senadores – declarou o senador.

A proposta busca assegurar aos servidores que tenham ingressado no serviço público até a data da publicação da Emenda Constitucional 41/2003 o direito a se aposentar por invalidez com proventos integrais e com paridade, vinculação permanente entre valor recebido por aposentados e servidores na ativa.

Segundo o senador, as regras de transição criadas após as mudanças de 2003 no regime próprio dos servidores não foram estendidas aos que precisam se aposentar por invalidez, o que caracterizaria uma injustiça.

– As regras construíram um cenário injusto, em que o indivíduo acometido pela invalidez é tratado com mais rigor do que os servidores saudáveis que se aposentam após cumprir os prazos legais – argumentou o senador.

O senador afirmou, ainda, que os recursos que serão despendidos com a aprovação da PEC são poucos se comparados com a importância social da proposição. Benedito de Lira lembrou que vem caindo anualmente o percentual de aposentadorias por invalidez, que representaram, em 2011, pouco mais de 5% do total de aposentadorias de servidores públicos da União.

Mulher

Ainda no pronunciamento, Benedito de Lira homenageou as mulheres pelo seu dia, que será comemorado nesta quinta-feira (8). O senador felicitou todas as brasileiras, em especial as mulheres de Alagoas, e também lembrou a esposa, Tereza, ressaltando seu trabalho para desenvolver o estado.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova proventos integrais para servidores públicos aposentados por invalidez

Começa a tramitar no Senado PEC que garante proventos integrais a aposentados por invalidez

CCJ aprova integralidade e paridade de proventos para aposentados por invalidez

Benedito de Lira pede aprovação de MP que destina recursos aos estados atingidos pelas chuvas

Benedito de Lira faz apelo por solução para greve dos servidores

Benedito de Lira comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com deficiência