Benefícios não pagos em 60 dias serão bloqueados pelo INSS
Benefícios que não foram sacados em até 60 dias depois da data prevista para pagamento serão devolvidos e bloqueados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi adotada para evitar pagamento indevido e tentativas de fraude, como o saque do valor por terceiro sem o conhecimento do beneficiário.
Segundo norma de segurança, o valor fica bloqueado até que o beneficiário vá à Agência da Previdência Social (APS) responsável para regularizar o pagamento. Para fazer o desbloqueio, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.
Apenas na folha de junho, 9.982 benefícios estavam suspensos porque os beneficiários não sacaram no prazo de 60 dias. Encerrado na última quarta-feira (7), a folha de junho pagou 15.057.095 beneficiários por cartão magnético, entre os quais 10.019.157 são da área urbana e 5.037.938 da rural.
O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro e facilita o saque, mas requer atenção. O beneficiário jamais deve fornecer a senha a terceiros. Assim como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.
Em caso de dúvidas no momento do saque, o INSS recomenda que o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de pessoas estranhas à instituição bancária.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
Saiba mais sobre previdência no Portal Brasil.
09/07/2010 12:50
Artigos Relacionados
Benefícios não sacados em 60 dias serão bloqueados pelo INSS
Benefícios do INSS não sacados em 60 dias serão bloqueados
Previdência reajusta valores de benefícios pagos pelo INSS
Benefícios concedidos pelo INSS por incapacidade serão reajustados
INSS recupera mais de R$ 20 milhões em benefícios pagos indevidamente
INSS recupera mais de R$ 13 milhões em benefícios pagos indevidamente