BEZERRA APLAUDE MP QUE INCENTIVA INFRA-ESTRUTURA NA AMAZÔNIA



A Medida Provisória nº 1846, editada no dia 24 deste mês, foi saudada nesta terça-feira (dia 28) pelo senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) como instrumento que viabilizará o direcionamento de incentivos fiscais para grandes projetos de infra-estrutura - saneamento básico, energia, comunicação e transporte - na Amazônia e no Nordeste. A MP autoriza, segundo o senador, a aplicação em debêntures para atender aos projetos.
Os incentivos fiscais terão agora um novo impacto sobre o Nordeste e a Amazônia, no entender de Carlos Bezerra. "Criamos um canal que vai fazer com que os incentivos, ao invés de atuar apenas em projetos pequenos, atuem nos megaprojetos da Amazônia e do Nordeste". O senador disse que a região amazônica necessita de infra-estrutura, e ressaltou a existência de projetos importantes em andamento, como a Ferronorte.
- A nossa região conta com a maior reserva de recursos hídricos do país a ser explorada. O Mato Grosso e o Pará são detentores dos maiores recursos hídricos do país. A iniciativa privada poderá agora investir em projetos de geração e de distribuição de energia. Do mesmo modo no setor do gás, do saneamento básico. De 60 a 70 por cento das cidades da nossa região não contam com nenhuma infra-estrutura - afirmou.
Carlos Bezerra ressaltou a sensibilidade do governo federal lembrando que a medida provisória agora editada resultou de proposta que o senador levou em setembro do ano passado ao presidente Fernando Henrique Cardoso. Conforme relatou Bezerra, o presidente acatou de imediato suas sugestões e ligou para o então secretário de Políticas Regionais, Ovídio Di Angelis, pedindo que agilizasse a implementação da proposta. Quatro ministérios estiveram envolvidos no estudo das medidas.

28/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia pede mais infra-estrutura para a Amazônia

Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

ESTEVÃO APLAUDE ESCOLHA DE BEZERRA PARA LÍDER DO GOVERNO

PEM investe R$ 10,7 milhões em infra-estrutura em 47 municípios

SP discute infra-estrutura e bioenergia com japoneses

SP prevê investir R$ 25,7 bilhões em infra-estrutura