Bibliotecas do Embarque na Leitura registram mais de 200 mil empréstimos



Empréstimo de livros das bibliotecas do Embarque na Leitura já passa de 200 mil

Cerca de 26,5 mil passageiros do Metrô estão expandindo seus horizontes artísticos e culturais com o acervo de 14,2 mil obras

As bibliotecas do projeto Embarque na Leitura do Metrô atingiram, no início de fevereiro, a marca de 202,5 mil livros retirados. Criada em setembro de 2004, o programa dispõe hoje de quatro postos instalados nas estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Largo Treze.

O serviço oferece empréstimo grátis de livros para o passageiro da rede metroviária e promove eventos periódicos, como tardes de autógrafo com escritores e contadores de estórias. Um dos destaques é o atendimento diferenciado para o deficiente visual, que tem à disposição diversos títulos em braile. Mais leitoras – Nos quatro anos do Embarque na Leitura, foram cadastrados 26,5 mil passageiros leitores, sendo 14,9 mil na estação Paraíso, 6,8 mil na Tatuapé, 4 mil na Luz e 500 no Largo Treze. A biblioteca da estação Paraíso é a pioneira e também a campeã no ranking dos empréstimos, com 116 mil livros. A do Largo Treze é a mais nova, foi inaugurada em dezembro e já registra 1,5 mil atendimentos.

Do total de cadastrados, há 17,2 mil mulheres (66%) e 8,4 mil (33%) homens. A maioria dos leitores passageiros possui ensino médio completo e formação superior concluída ou em andamento. A faixa etária predominante é de 21 a 30 anos.Acervo diversificado – O conjunto do acervo das quatro unidades totaliza 14,2 mil livros, com grande a variedade de temas. As opções incluem títulos infanto-juvenis, auto-ajuda, literatura brasileira e estrangeira, filosofia, religião, sociologia, artes, história e geografia.

Em 2007 os títulos mais retirados foram os dos autores Dan Brown (O Código Da Vinci, Fortaleza Digital e Anjos e Ddemônios), Nora Roberts (Enfrentando Fogo e Lágrimas da Lua) e Khaled Hosseini (O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol). Completam a lista Marley e Eu, de John Grogan; O Livreiro de Cabul, de Asne Seierstad, e Neve, de Orhan Pamuk.Carteirinha e retiradas – Para se associar em uma das quatro bibliotecas, o interessado precisa preencher ficha de inscrição. Por enquanto, a carteirinha vale somente na unidade escolhida, porque os sistemas de informática dos postos ainda não estão integrados.

O horário de funcionamento das bibliotecas é das 11 às 20 horas, de segunda-feira a sexta-feira. A inscrição requer RG original, comprovante de residência e entrega de uma foto 3x4. Menor de 12 anos precisa estar acompanhado do pai, mãe ou responsável.

É possível retirar somente um livro de cada vez. O prazo para devolução é de dez dias e não é permitido entregar livros de uma biblioteca em outra. O empréstimo pode ser renovado, desde que outro usuário não tenha pedido a obra. O retorno das publicações pode ser feito em qualquer horário na caixa coletora da biblioteca cedente, porém atraso no prazo causa suspensão temporária do usuário por 15 dias.

Do Metrô

(M.C.)



02/22/2008


Artigos Relacionados


Bibliotecas "Embarque na Leitura" do Metrô ultrapassam a marca de 200 mil empréstimos

“Embarque na Leitura” da estação Brás já cadastrou mais de 3 mil leitores

Metrô inaugura na Estação Largo Treze mais uma Biblioteca "Embarque na Leitura"

Metrô: Biblioteca "Embarque na Leitura" apresenta a oficina de leitura pública "Bibliocicleta"

Metrô comemora quatro anos do projeto Embarque na Leitura

Metrô comemora quatro anos do projeto Embarque na Leitura