Bienal de Design destaca sustentabilidade na criação de produtos



Realizada em Curitiba (PR) entre os dias 14 e 31 de outubro, a edição deste ano da Bienal Brasileira de Design terá como tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”. A iniciativa será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


Na programação do evento estão vários painéis e mostras que remetem à sustentabilidade. “O que se quer é chamar a atenção para o fato de que o profissional de designer atua não somente na forma do produto, mas também focaliza a matéria-prima bruta e sua transformação em objetos sustentáveis”, explica a curadora geral da mostra, Adélia Borges.


Segundo o diretor do Departamento de Competitividade Industrial do MDIC, Marcos Otávio Prates, a Bienal traduz a importância do design para o desenvolvimento industrial. “Na área de conhecimento do design, no Brasil e no mundo, há grupos de pesquisa dedicados ao tema do design e sustentabilidade.  Atualmente, inúmeras empresas já incorporaram, em sua estratégia de negócios, o desenvolvimento de produtos e embalagens mais sustentáveis”, explica. 


As exposições que compõem a Bienal estarão espalhadas por Curitiba, o que vai facilitar o acesso do público. Ao todo, serão expostos cerca de 250 produtos que formam um panorama da produção recente do design brasileiro. 


A programação completa está disponível no site do evento. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 

13/09/2010 19:00


Artigos Relacionados


Curitiba vai sediar Bienal Brasileira de Design 2010

Concurso seleciona cartazes da Bienal Brasileira de Design 2010

Memorial: 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico aponta tendências

Mdic e Ministério da Cultura criam comitê para a Bienal Brasileira de Design

Cultura: 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico aponta tendências da produção nacional

Produtos brasileiros recebem prêmio de design na Alemanha