Bloco de países emergentes se reúne na China para discutir segurança alimentar



O bloco de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) terá a segunda reunião de ministros da Agricultura. O encontro acontecerá nos dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Chengdu, na China. Na pauta do evento estão questões relacionadas à segurança alimentar, mudanças climáticas, meio-ambiente e agricultura, além da promoção do comércio internacional entre os países membros do grupo.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, que representa o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ressalta que o Brasil tem muito a acrescentar nas discussões, por ser o País que tem a maior capacidade de aumentar a oferta de produtos agrícolas em curto prazo.

Os países do Brics representam 43% da população e 18% do comércio mundial. O Brasil é líder mundial na produção de grãos, açúcar, café e suco de laranja. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Rússia é destaque na produção mundial de trigo e a Índia é líder na produção de arroz. Já a China é a principal produtora de carne suína e a África do Sul tem a liderança na produção de carne bovina.

Fonte:
Ministério da Agricultura



28/10/2011 15:39


Artigos Relacionados


Bloco de países emergentes aprofunda cooperação em C&T

Bloco Oposição reúne-se para discutir passos da CPI

COMISSÃO DO MERCOSUL REÚNE-SE PARA DISCUTIR AVANÇOS DO BLOCO

Presidentes dos países do Mercosul se reúnem para discutir integração do bloco

Encontro reúne gestores de segurança alimentar em MG

Representantes de 32 países participam de curso no Brasil sobre segurança alimentar