BNDES financiará R$ 10,5 mi para modernizar gestão do município de Maricá (RJ)



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a prefeitura de Maricá (RJ) assinaram nesta segunda-feira (4) contrato de financiamento no valor de R$ 10,5 milhões para modernização da gestão municipal. O financiamento será feito dentro do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (BNDES Pmat). Este é o primeiro contrato do Pmat celebrado com um dos 12 municípios inseridos na área de entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

O BNDES espera que a iniciativa sirva de estímulo para que os demais municípios da região solicitem este apoio, já que o fortalecimento e a modernização da gestão pública municipal é essencial para o desenvolvimento de projetos ou atividades que visem potencializar as transformações urbanas, ambientais, sociais e econômicas que serão geradas pela instalação do complexo petroquímico. O banco também espera que o contrato ajude a prevenir e aliviar os impactos negativos que poderão ocorrer na região.

O Pmat Maricá tem como objetivos contribuir para a modernização da administração tributária, financeira, geral e patrimonial do município, com o aumento da arrecadação própria, aperfeiçoamento da gestão e do controle do gasto público municipal e melhora do atendimento ao contribuinte.

O alvo estratégico será fazer da prefeitura de Maricá um modelo de excelência na gestão de recursos humanos. Além disso, pretende-se criar infraestrutura de tecnologia para disponibilizar serviços de atendimento ao cidadão pela internet.


Produtos 

O Pmat Maricá vai gerar alguns produtos, entre eles, uma completa central de atendimento ao contribuinte, fixa e móvel, para 500 atendimentos por dia. Atualmente, existe uma central parcial, que faz 200 atendimentos. O tempo médio de atendimento diminuirá de 22 minutos para apenas 10 minutos em junho do próximo ano.

O Pmat também vai incrementar o Programa Seja Legal com Maricá. Através dele, é feito o recadastramento de unidades imobiliárias e a identificação das unidades não residenciais. Já foram recadastradas 45.546 unidades e a meta é chegar a 80.000.

O Pmat foi criado em 1997, para aumentar o nível de eficiência fiscal dos municípios, considerando o grande potencial inexplorado de geração de receita tributária própria, a partir da base de receita tributária já existente, aprimorando o aparelho arrecadador.

Inicialmente, o programa estava voltado apenas para a modernização da administração tributária. Agora, o Pmat também abrange a gestão de setores sociais básicos, colaborando, assim, para o aumento da eficiência do gasto público.

Podem ser financiados, entre outros itens, equipamentos de informática e de apoio à fiscalização, programas de treinamento e reciclagem de pessoal e melhoria de atendimento ao cidadão.

 

Fonte:
BNDES

 

04/04/2011 21:20


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