Bohn Gass defende fechamento de fronteiras com Argentina e Uruguai
O líder da bancada do PT , Elvino Bohn Gass, defendeu na tribuna da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 21/02, o fechamento das fronteiras do Rio Grande do Sul com a Argentina e do Uruguai para impedir a entrada de carne e outros produtos de origem animal que possam conter o vírus da aftosa. Para isto, o petista sugeriu uma ação conjunta entre os governos estadual e federal visando instalar barreiras sanitárias de controle e fiscalização da doença na fronteira. “Só desta maneira poderemos afastar de vez o fantasma que ronda a fronteira com a Argentina e o Uruguai, em função de repetidos surgimentos de focos da doença naqueles países”, salientou.
Bohn Gass defendeu também uma ação conjunta da Assembléia, governo do Estado e bancada federal gaúcha no sentido de evitar cortes no orçamento de programas do Ministério da Agricultura relacionados à questão da sanidade animal. O orçamento do Ministério da Agricultura para este ano baixou de R$ 933,8 milhões para R$ 553,5 milhões, representando uma redução de 40,7%. “Em um momento de guerra comercial com o Canadá, é imprescindível que o governo federal invista pesado em programas visando a sanidade de nossos produtos”, argumenta.
Como os cortes orçamentários nos programas agrícolas ainda não foram definidos pelo Ministério da Agricultura, o parlamentar acredita que ainda há tempo hábil para garantir a manutenção das verbas para os programas em andamento no Estado. Ele lembra que, mesmo voltando a ser zona livre (sem vacinação) de aftosa, o Rio Grande do Sul continuará necessitando de recursos para manter a campanha de controle e fiscalização da doença.
Nesta quinta-feira, 22/02, Bohn Gass irá acompanhar o presidente da Comissão de Agricultura, Frederico Antunes (PPB), em audiência para tratar da questão da aftosa com o titular da Delegacia do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul.
02/21/2001
Artigos Relacionados
Bohn Gass diz que está comprovado que os focos de aftosa provinham da Argentina
Bohn Gass defende a reestruturação da Conab
Bohn Gass defende análise da cadeia produtiva leiteira
Bohn Gass defende investigação sobre contratação de parentes de Bernd no IPE
Aftosa: Bohn Gass defende a volta da vacinação e ataca Pratini
Bohn Gass defende a presença de Pratini de Moraes na Subcomissão da Suinocultura