Bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca
Mais de um milhão de torcedores participaram da enquete que escolheu o nome da bola do Mundial de 2014
A bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca. O Comitê Organizador Local (COL), a Fifa e a Adidas, um dos patrocinadores oficiais do Mundial, revelaram nesse domingo (2) o resultado da votação para a escolha do nome da bola.
Esta foi a primeira vez que os torcedores puderam opinar sobre o nome da bola oficial, cujas opções eram: Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca. A enquete, que durou três semanas, teve mais de um milhão de participantes. Destes, 77,8% votaram no nome Brazuca; 14,6% preferiram Bossa Nova; e 7,6% dos internautas escolheram o nome Carnavalesca.
A lista de nomes foi inspirada em elementos da cultura brasileira e, segundo a federação, o termo escolhido - Brazuca - além de informal, é utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do País, simbolizando emoção, orgulho e boa vontade, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.
O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke afirmou estar feliz com a participação dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México”.
Apesar de estar batizada, a bola ainda está sendo desenvolvida e testada pela empresa de material esportivo, Adidas, em vários clubes e federações. Sua apresentação será feita após a fase de testes.
Conheça aqui as histórias das bolas das edições anteriores da Copa do Mundo.
Relembre os nomes das bolas das competições anteriores
África do Sul (2010) – Jabulani; Alemanha (2006) – Teamgeist; Japão e Coreia do Sul (2002) – Fevernova; França (1998) – Tricolore; Estados Unidos (1994) – Questra; Itália (1990) - Etrusco Unico; México (1986) – Azteca; Espanha (1982) - Tango España, e Argentina (1978) – Tango.
Mascote
A Fifa também lançou uma campanha interativa para que o público possa sugerir características brasileiras que possam ser incorporadas ao mascote oficial da Copa. Para isso, a fabricante de refrigerantes Coca-Cola desenvolveu um aplicativo para Facebook que permite o envio de textos, fotos ou vídeos com as sugestões. Veja o aplicativo.
Segundo site da federação, o primeiro mascote oficial apareceu na Copa do Mundo realizada na Inglaterra em 1966. O Willie era um leão vestido com as cores da bandeira do país-sede. O último mascote escolhido também foi um felino, o leopardo Zakumi, que foi escolhido para a edição da África do Sul.
Confira a lista de mascotes
Inglaterra (1966) - Willie (leão); México (1970) - Juanito (menino); Alemanha Ocidental (1974) - Tip e Tap (dois meninos); Argentina (1978) - Gauchito (menino jogador de futebol); Espanha (1982) - Naranjito (laranja); México (1986) - Pique (pimenta); Itália (1990) - Ciao (jogador montado com blocos de armar); EUA (1994) - Striker (cão); França (1998) - Footix (galo); Coreia do Sul/Japão 2002 - Ato, Kaz e Nik (figuras futuristas); Alemanha (2006) - Goleo VI e Pille (leão e bola falante); África do Sul (2010) - Zakumi (leopardo).
Leia mais:
Lançada campanha para definição de características do mascote oficial da Copa de 2014
Votação para a escolha do nome da bola da Copa terminou no domingo (2)
Mais de 95 mil pessoas se inscrevem para voluntários na Copa de 2014
Forças Armadas atuarão na segurança da Copa e das Olimpíadas
Fonte:
Ministério do Esporte
Portal da Copa
Portal Brasil
03/09/2012 12:43
Artigos Relacionados
Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, é apresentado ao mundo
Bola oficial da Copa do Mundo é lançada no Rio
Embaixador Honorário para Copa do Mundo representa governo brasileiro na Bola de Ouro da Fifa
'A Copa do Mundo é nossa', diz Serys Slhessarenko ao defender Cuiabá como subsede da Copa de 2014
Divulgadas estimativas para Copa do Mundo 2014
Abertura da Copa do Mundo 2014 será em São Paulo