Botelho destaca Dia Mundial sem Tabaco



Ao registrar que a data de 31 de maio de cada ano é dedicada às comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) destacou que o tabagismo é a causa principal de cerca de 200 mil mortes a cada ano no Brasil. Ele salientou que são 23 pessoas morrendo por hora, vítimas de diferentes doenças, com o cigarro como origem.

- Aponta-se que os males cardiovasculares e o câncer, sobretudo o de pulmão, constituem as principais causas de morte no Brasil. Estudos científicos revelaram que tão somente 6,7% dos eventos de câncer de pulmão não guardam relação com o cigarro. Em 90% dos casos, a doença ocorre em fumantes, e 3,3% nas pessoas que estão próximas, os chamados fumantes passivos - afirmou Augusto Botelho.

O Dia Mundial sem Tabaco, explicou o senador por Roraima, tem por finalidade advertir as populações sobre os males provocados pelo consumo de produtos originados do tabaco, divulgar e reforçar a legislação que restringe a sua utilização em ambientes fechados e estimular os principais empregadores a converterem suas empresas em ambientes livres de tabaco.

Augusto Botelho comemorou o fato da legislação antitabagista estar alcançando avanços no país, com a garantia dos direitos dos não fumantes. Ele citou como fatos positivos a proibição da propaganda e a publicidade dos derivados do tabaco em revistas, jornais, televisão, rádio e outros meios de comunicação. O senador disse que apóia integralmente os programas destinados à redução do tabagismo que estão sendo desenvolvidos no Brasil.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia Mundial sem Tabaco, Brasil destaca danos à saúde e ao meio ambiente

Augusto Botelho destaca Semana Mundial da Amamentação

Brasil comemora Dia Mundial sem Tabaco

Dia Mundial sem Tabaco traz alerta às mulheres

No Dia Mundial sem Tabaco, troque seu cigarro por uma flor

Saúde: Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Iamspe