Brasil assume comando militar naval de missão de paz no Líbano
A partir desta semana, o Brasil coordenará a Força-Tarefa Marítima (Matitime Task Force, em inglês) no Líbano. A região passa por um momento de turbulência política, assim como outros países muçulmanos do Oriente Médio e do Norte da África, com ameaças de protestos e agravamento da instabilidade. O Brasil já tinha assumido o comando-geral das forças de paz no Haiti.
A tarefa será realizada pelo contra-almirante Luiz Henrique Caroli, que vai comandar uma frota de oito navios de guerra de cinco nacionalidades – Alemanha, Turquia, Grécia, Indonésia e Bangladesh. O contra-almirante poderá ainda comandar uma fragata com 3 mil navios. As informações são de militares e negociadores brasileiros, além da agência pública de Portugal, a Lusa.
Desde de 1978, a Organização das Nações Unidas (ONU) mantém no Líbano uma missão de paz denominada Forças Interinas das Nações Unidas do Líbano (Unifil). O objetivo inicial da ação foi garantir a retirada pacífica das tropas de Israel do Sul do Líbano e evitar conflitos entre os integrantes do Hezbollah e de Israel, além de dar apoio ao governo libanês para a consolidação do poder na região.
No total, aproximadamente 13 mil homens de 30 países integram a missão no Líbano com o apoio de 50 observadores militares. Em 2006, após a segunda guerra do Líbano, o Conselho de Segurança da ONU expandiu o papel da Unifil para atividades de ajuda humanitária e apoio na defesa das suas fronteiras.
No Líbano, o clima de apreensão se agravou desde o mês passado, quando assumiu o cargo o novo primeiro-ministro Najib Mikati. Ele é alvo de resistência internas e externas por suas ligações com o grupo Hezbollah. Antes dele, estava no cargo Saad Hariri. Os manifestantes reagem à nomeação de Mikati por acreditar que o Hezbollah exercerá o poder.
Fonte:
Agência Brasil
14/02/2011 21:28
Artigos Relacionados
Participação do Brasil na missão de paz do Líbano ficará restrita à patrulha marítima
Brasil inaugura Missão Naval em parceria com Cabo Verde
Comando Naval recebe visita do Embaixador da Croácia
Participação brasileira na Missão de Paz da ONU no Líbano
Comando do 8º Distrito Naval entrega peças para a Campanha do Agasalho
Militares brasileiros que integrarão missão de paz da ONU embarcam para o Líbano