Brasil busca experiência internacional para criar Comissão da Verdade
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa nesta terça-feira (5), às 9 horas, da cerimônia de abertura a Conferência Internacional “Comissão da Verdade – Uma Perspectiva Comparada Brasil/Alemanha/África do Sul”, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília (DF).
O objetivo do encontro é promover o intercâmbio de das experiências alemã e sul-africana na instalação de comissões da verdade. Além disso, os participantes vão discutir as expectativas para a criação de uma Comissão da Verdade no Brasil.
Em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei n.º 7.376/2010 propõe a instalação de uma Comissão da Verdade e Memória no Brasil, cujo objetivo é esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, tais como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres.
Participarão do evento especialistas e representantes das universidades de Bochum (Alemanha), de Joanesburgo (África do Sul) e de Brasília (Brasil), membros do Ministério Público, da Secretaria Nacional de Justiça, da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, entre outras instituições.
A programação contará com cinco palestras seguidas de debates. Entre os palestrantes brasileiros estarão a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência República, Maria do Rosário, que falará sobre a Comissão Nacional da Verdade e a consolidação da democracia no Brasil; e o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão.
Representando a Alemanha, participará o professor Joachim Wolf, da Universidade de Bochum, que vai tratar da superação do passado após a reunificação alemã. Pela Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o convidado é o professor Hennie Strydom , que falará sobre a instalação da comissão da verdade em seu país.
Gratuita e aberta ao público, a conferência será realizada na sede da ESMPU (SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília-DF), das 9h às 18h30. Não é necessário fazer inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
04/04/2011 20:41
Artigos Relacionados
Seminário internacional debate mecanismos para criar comissão da verdade e justiça
Comissão da Verdade busca apoio em comitês de direito à memória sobre o período da ditadura
OEA aprova proposta do Brasil para criar Simples Internacional
Brasil propõe “Simples Internacional” para criar mercado comum de microempresas
Brasil quer criar fundo internacional para combater lavagem de dinheiro
Colômbia busca experiência brasileira para setor agrícola