Brasil comemora Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, foi comemorado antecipadamente, na quarta-feira (25), na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.
Uma reunião solene reuniu, no Congresso Nacional, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, parlamentares e convidados das comissões de Turismo do Senado e da Câmara para celebrar os avanços do setor nos cenários nacional e internacional.
Entre os presentes estavam os presidentes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; da Embratur, Flávio Dino, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Ronald Ázaro, além do diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.
Durante o evento, o ministro realizou um balanço das atividades do MTur e dos avanços alcançados pelo setor nos últimos anos. Vieira citou a participação do turismo no PIB nacional (3,7%) e a geração de três milhões de postos de trabalho pelo setor no país.
"De 2003 a 2012 triplicamos a participação do turismo no PIB nacional e temos a convicção de que o setor será protagonista de importante papel na economia brasileira", afirmou Vieira.
No primeiro semestre deste ano, o turismo mundial apresentou crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais, superior aos 4% projetados pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
O número representa um acréscimo de 25 milhões aos 494 milhões de turistas internacionais que viajaram pelo mundo no mesmo período do ano passado. Os países emergentes, confirmando uma das tendências dos últimos anos, apresentaram crescimento superior ao das economias avançadas: 6% contra 4%.
O turismo brasileiro segue o crescimento, com impacto positivo na economia do país. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo/FGV, o faturamento médio das empresas do setor cresceu 4,8% no segundo trimestre de 2013. Para comparar, o PIB do setor de serviços, por exemplo, registrou variação de 2,4% no mesmo período.
Sustentabilidade - Turismo e Água: Proteger nosso futuro comum
O tema do Dia Mundial do Turismo, cuja comemoração oficial terá sede na República das Maldivas, no Oceano Índico, foi comentado por várias autoridades mundias.
Em mensagem por ocasião da data, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que o dia “destaca a responsabilidade da indústria do turismo de preservar e administrar a água com sabedoria”.
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, conclamou as pessoas que trabalham no setor de turismo a se juntar à campanha “na busca de soluções inovadoras para garantir o acesso sustentável aos recursos hídricos em todo o mundo”.
Afinado com o tema, o Ministro lembrou que, segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o primeiro do mundo em atrativos naturais. Falou da importância deste bem como atrativo turístico e da inclusão do litoral como tema prioritário do Plano Nacional de Turismo.
Desafios para o crescimento
Esse foi o ponto abordado por Flávio Dino durante a cerimônia. O presidente da Embratur reconheceu os avanços alcançados pelo setor turístico nos últimos anos, mas ressaltou a necessidade de buscar soluções para os entraves que surgem.
“É notório que o turismo ocupa cada vez mais espaço na pauta de discussões no país, isso mostra o entendimento sobre a importância do segmento para a economia. Mas para que o turismo cresça de forma sustentável, são necessárias medidas concretas para que o Brasil seja realmente competitivo”, disse.
Fonte:
Ministério do Turismo
27/09/2013 15:43
Artigos Relacionados
Senado comemora Dia Mundial do Turismo
Senado comemora Dia Mundial do Turismo
Sessão especial comemora o Dia Mundial do Turismo
MOREIRA MENDES COMEMORA ELEIÇÃO DE BRASILEIRO PARA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO
Turismo no Brasil está acima da média mundial
Brasil é reeleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo