Brasil conquista prata e bronze em Olimpíada Internacional de Matemática



O Brasil conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze na 51ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que termina nesta quarta-feira (14) na cidade de Astana, no Cazaquistão. Os estudantes Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA) e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), ganharam as medalhas de prata, enquanto Gustavo Lisboa Empinotti, de Joinville (SC) obteve o bronze. O País também recebeu três Menções Honrosas.


Um comitê internacional elegeu problemas a serem resolvidos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os estudantes resolveram três problemas em provas de quatro horas e meia de duração. As resoluções pedem mais criatividade, engenho e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.


A edição de 2010 da IMO contou com a participação de 98 países. A equipe brasileira era formada por seis estudantes e dois professores. Os membros foram escolhidos a partir da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O País participa da competição internacional desde 1979. Desde então já conquistou 90 medalhas: 8 de ouro, 23 de prata e 59 de bronze. 


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



17/07/2010 04:10


Artigos Relacionados


Brasil conquista 7 medalhas: 3 de prata e 4 de bronze

Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil conquista a 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Brasil conquista 14 medalhas em olimpíada de matemática na Bulgária

Brasil conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física