Brasil e África do Sul firmam parceria em previdência e proteção social



Brasil e África do Sul assinaram nesta terça-feira (24) um protocolo de intenção para acordos de reciprocidade nas áreas de previdência e de proteção social. Nesta sexta-feira (27), a delegação se reunirá na Secretaria de Políticas de Previdência Social para conhecer o sistema brasileiro.

O evento contou com a presença do embaixador da África do Sul no Brasil, Bangumzi Sifingo, do conselheiro Luciano Helmod Macieira, da Divisão da África do Ministério das Relações Exteriores, e de representantes de quatro províncias sul-africanas.

Nos últimos anos, o Brasil tem firmado acordos previdenciários com vários países. Dentre esses, incluem-se os africanos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de Portugal, Itália, Espanha e Japão.

No âmbito regional, há acordos previdenciários com os demais integrantes do Mercosul e com o Chile. Aguarda-se, ainda, as ratificações do Acordo Iberoamericano de Seguridade Social, que, após a entrada em vigor, beneficiará, simultaneamente, cidadãos de 22 países. Para setembro deste ano, é prevista a conclusão do acordo de reciprocidade na área também com os Estados Unidos, país onde residem mais de 1,2 milhão de emigrantes brasileiros.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social

 

Saiba mais sobre previdência no Portal Brasil. 



24/08/2010 20:44


Artigos Relacionados


BID e Rio 2016 firmam parceria voltada à inclusão social

Pesquisadores divulgam políticas de proteção social em encontro na África do Sul

Governo federal e Bahia firmam parceria para inclusão social de afrodescendentes em grandes eventos esportivos

Presidenta pretende estreitar parceria com a África para combate à desigualdade e à exclusão social

Brasil e Alemanha firmam parceria em projetos de pesquisa

Univesp e Universia Brasil firmam parceria de cooperação