Brasil e Alemanha promovem palestras sobre energia heliotérmica



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Agência de Cooperação Internacional do governo da Alemanha (GIZ, na sigla original), realizarão o Ciclo de Palestras em Energia Heliotérmica.

O evento, que ocorre em 21 de março, na Universidade de Brasília (UnB), reunirá alguns dos maiores especialistas acadêmicos e empresariais em heliotermia para falar sobre a tecnologia que transforma os raios solares em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica. Será abordado também o uso desse tipo de energia para aplicações não elétricas.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Eduardo Soriano, a energia heliotérmica apresenta como vantagem em relação a outras fontes intermitentes a capacidade de armazenar energia sob a forma térmica com custos inferiores. "Essa tecnologia pode contribuir na diversificação da matriz energética brasileira, colaborando para o aumento da segurança sistêmica energética nacional", avalia Soriano.

Também será apresentada, durante o ciclo de palestras, a iniciativa para o desenvolvimento das carreiras acadêmicas e técnicas da tecnologia heliotérmica no Brasil. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (10) pelo endereço [email protected]. A mensagem deve ser preenchida com o nome completo do participante, da instituição, a ocupação, documento de identificação e telefone.

Dia da Indústria Alemã

Além do ciclo de palestras, será realizado, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de março, o Dia da Indústria Alemã de Energia Solar Heliotérmica. O evento fornecerá informações sobre o segmento industrial e discutirá os desafios para o desenvolvimento futuro da tecnologia. Empresas brasileiras e da Alemanha terão a oportunidade de se apresentar para o público.

Especialistas da indústria da energia solar heliotérmica no País europeu vão ministrar palestras sobre o potencial de projetos no Brasil e parcerias entre empresas e instituições dos dois países.

"É uma oportunidade para a indústria nacional conhecer novas tecnologias de energia solar para geração de energia elétrica e para calor e vapor em processos industriais”, destaca o coordenador-geral de Tecnologias Setoriais da Setect. “O fato de a indústria da heliotermia ainda não estar consolidada no mundo abre grandes oportunidades para as indústrias brasileiras, principalmente em parceria com a indústria alemã que detém parte dessa tecnologia.”

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



07/03/2014 19:34


Artigos Relacionados


Governo lançará site sobre energia heliotérmica

SENADO E CÂMARA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE ORÇAMENTO

Unicamp tem série de palestras sobre estudos na Alemanha

Senado e Câmara promovem ciclo de palestras sobre o Parlamento brasileiro

Suplicy relata palestras na Alemanha e no México sobre renda básica de cidadania

Ministérios assinam acordo de cooperação técnica de energia heliotérmica