Brasil e Colômbia fortalecem cooperação bilateral com ênfase na proteção da Amazônia
O ministro da Defesa, Celso Amorim, e seu colega colombiano, Juan Carlos Pinzón, anunciaram na quinta-feira (2), em Bogotá, na Colômbia, novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia.
Os dois ministros se reuniram na capital colombiana para tratar de cooperação militar, integração regional e base industrial de defesa, entre outros assuntos. O encontro foi realizado às vésperas de uma reunião da Unasul que aconteceu na quinta e termina nesta sexta-feira (4), em Cartagena, também na Colômbia.
Durante a reunião bilateral, Brasil e Colômbia assumiram o compromisso de criar, possivelmente junto com o Peru, um centro integrado para intercâmbio de informação regional, com foco na troca de dados de inteligência - a ser acessado pelas Forças Armadas dos três países. E confirmaram a realização de uma reunião tripartite de chefes de Estado-Maior nos próximos dias 29 e 30 de maio.
Celso Amorim e Juan Carlos Pinzón propuseram também a realização, em Manaus, Amazonas, de uma conferência entre ministros de Defesa do Pacto Amazônico, com o intuito de fazer análises prospectivas e partilhar pontos de vista sobre a segurança da região.
“Quanto mais trabalharmos em conjunto na defesa da Amazônia, melhor. Trata-se de um grande patrimônio comum que temos. E que é muito vulnerável, pelas características que tem”, afirmou Amorim. Segundo ele, os ministros da Defesa podem atuar, inclusive, no âmbito dos mecanismos que já existem, como o Tratado de Cooperação Amazônica.
Lanchas de patrulha
Na conversa com jornalistas, Celso Amorim anunciou a compra, pelo Brasil, de um lote inicial de quatro lanchas de patrulha fluvial desenvolvidas pela empresa colombiana Cotecmar. A iniciativa, segundo o ministro brasileiro, constitui um sinal da política de integração em matéria de defesa.
“Não é uma compra ocasional. É um exemplo prático de algo que estamos dizendo, que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana.” Segundo Amorim, os países da região têm capacidade de produção nesse setor e podem utilizá-la reciprocamente. “Por que buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui?”
Para o ministro, essa questão não está embasada apenas em razões econômicas ou comerciais. “É também uma visão estratégica de longo prazo”, garantiu.
Os dois ministros anunciaram ainda o interesse de Brasil e Colômbia construírem juntos um navio-patrulha para a Amazônia, cujo projeto deve se tornar realidade até dezembro de 2014. Para Pinzón, a proposta é da maior importância estratégica, haja vista o interesse colombiano de proteger seus recursos naturais, a Amazônia e nossa fronteira comum.
Celso Amorim também demonstrou entusiasmo com o projeto. “Hoje mesmo está no Brasil uma missão colombiana e dentro de poucos dias uma missão do Brasil estará aqui. Já completamos os requisitos comuns para depois passar à construção do navio com o objetivo de, talvez em 2014, já ter essa embarcação”, previu.
Amorim e Pinzón reafirmaram, por fim, a importância de fortalecer a cooperação fronteiriça, por meio de reuniões bilaterais e impulso à atuação da Comissão Binacional de Segurança Fronteiriça (Combifron), criada para tornar mais efetivo o combate aos crimes transnacionais e permitir que haja um maior desenvolvimento econômico na região.
Os dois ministros também renovaram a disposição de ambos os países em continuar a debater formas de intensificar a vigilância e combater delitos na fronteira comum, de 1.644 quilômetros.
Nesse sentido, o ministro brasileiro fez um convite para que os colombianos visitem o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com a participação de representantes de todas as forças militares colombianas. O convite foi aceito por Pinzón, que prometeu agendar a visita para a segunda quinzena de junho.
Fonte:
Ministério da Defesa
04/05/2012 15:34
Artigos Relacionados
Brasil e Canadá fortalecem parceria bilateral
Brasil e África do Sul fortalecem cooperação na área de Defesa
Brasil e Colômbia farão plano bilateral de fronteiras para combater crime organizado
Brasil e França fecham acordos de cooperação bilateral
Brasil e Equador querem intensificar cooperação bilateral
Chanceleres do Brasil e da Costa Rica debatem cooperação bilateral