Brasil e Dinamarca assinam acordo de cooperação em ciência e tecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Dinamarca assinaram na quinta-feira (17) Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre as áreas de interesse estão: energia renovável, meio ambiente, ciências agrícolas e políticas públicas de inovação.
Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, as experiências de cada país devem ser compartilhadas. “A Dinamarca é um país que investe 3% do PIB em C&T, sendo 2% provenientes do setor privado. Temos interesse em que as nossas empresas participem cada vez mais dessas pesquisas. Esse conhecimento deles pode nos ajudar”, avaliou.
Em maio, haverá um workshop na Dinamarca sobre técnicas aplicadas no setor alimentar. A ministra dinamarquesa Charlotte Sahl-Madsen se disse ansiosa para iniciar os trabalhos de cooperação. “Queremos estabelecer uma ponte de conhecimento e experiências. Tenho certeza que podemos nos ajudar muito. As ambições brasileiras são ótimas e servirão para impulsionar a economia do País”, declarou.
Na área educacional, Charlotte Sahl-Madsen destacou que os objetivos de Brasil e Dinamarca são iguais. “Sempre queremos melhorar a educação dos nossos professores assim como vocês. O intercâmbio de profissionais é uma ótima oportunidade. O Brasil está de parabéns pelos avanços conseguidos no setor educacional durante a última década”, finalizou.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
18/02/2011 16:54
Artigos Relacionados
Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação em ciência e tecnologia
Brasil e Uruguai assinam acordos de cooperação em infraestrutura e ciência e tecnologia
Brasil e Itália assinam acordo de cooperação na área de tecnologia naval
Inpi e Instituto Nacional de Tecnologia assinam acordo de cooperação
Tecnologia: IPT e instituto coreano assinam acordo de cooperação tecnológica
Ciência e Tecnologia, Ibict e Inmetro assinam acordo de gestão de informação para conhecimento