Brasil e França celebram 10 anos de cooperação em pesquisas sobre Aids e hepatite



Até terça-feira (5), pesquisadores franceses e brasileiros estarão reunidos num seminário no Rio de Janeiro, para celebrar 10 anos de cooperação científica na área de Aids e hepatites B e C, entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e a Agência Nacional Francesa de Pesquisas sobre Aids e Hepatites Virais (ANRS).

No encontro, serão apresentados resultados de pesquisas financiadas pela parceria, feitas por doutorandos e pós-doutorandos de ambos os países. Desde 2001, foram produzidos 27 projetos de pesquisa em diversas áreas: epidemiologia, ciências sociais, economia da saúde, imunologia. Nesse período, a França já investiu o equivalente a 6 milhões de euros nos últimos 10 anos. A contribuição do Brasil é relacionada a passagens áreas e estadia para os estudantes.

O diretor adjunto do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Rui Burgos, explicou que os resultados dessa cooperação ficam evidentes com as pesquisas que vêm sendo implementadas, como a que deu origem a um recente ensaio clínico (pesquisa com humanos, etapa final) sobre o tratamento da coinfecção de HIV e tuberculose, comum entre soropositivos. “Os resultados têm sido incorporados na formulação de políticas públicas. Recentemente, o financiamento em ensaios clínicos é mais um esforço importante para o enfrentamento da epidemia.”

Bernard Larouzé, coordenador francês do sítio da ANRS- Brasil, lembrou que as jornadas científicas e simpósios temáticos ocorrem durante o ano, como forma de avaliar os projetos em curso e definir as perspectivas de pesquisa. Para ele, o principal objetivo da parceria é fazer com que as pesquisas tenham resultados práticos. “Temos conseguido estimular a inovação e diversificar os assuntos das pesquisas”, disse o pesquisador.

As instituições francesas Paris Dauphine, Paris Ouest e Aix Marseille estão entre as que participam da cooperação. Do lado brasileiro, a Universidade de São Paulo (USP), a Fiocruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) representam o País.

 

Fonte:
Agência Brasil



04/04/2011 17:14


Artigos Relacionados


Brasil fará genérico para Aids e hepatite

Brasil e França assinam acordo de cooperação

Parlamentares celebram os 139 anos de imigração italiana no Brasil

Parlamentares celebram os 139 anos de imigração italiana no Brasil

Brasil e França fecham acordos de cooperação bilateral

Brasil e França ampliam cooperação na área da defesa