Brasil e Peru intensificam aliança e parcerias
A troca de experiências entre Brasil e Peru sobre projetos voltados para as áreas social e ambiental e a formalização da aliança entre os dois países é um dos principais objetivos da visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à República do Peru, nesta segunda-feira (11).
Em seu discurso, a presidenta destacou a importância da relação bilateral. "Destaco o conjunto de projetos bilaterais entre Brasil e Peru, como a Rodovia Interoceânica, que leva comércio, turismo e desenvolvimento ao Acre, Mato Grosso e à Rondônia, no Brasil, e Arequipa, Cusco e Madre de Dios, no Peru". Em sua fala Dilma Rousseff também ressaltou o novo acordo de transferência de experiência entre os dois países, com o programa brasileiro Farmácia Popular, que oferece medicamentos a preços acessíveis para doenças crônicas.
Para o embaixador Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores “o Brasil vai colocar à disposição do Peru uma série de experiências na área social para que experiências bem sucedidas aqui também possam ser reproduzidas lá, e para que possamos aprender um pouco da experiência peruana nessa área”.
Segundo Miguel Vega Alvear, presidente da Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru Brasil (Capebras), o mundo espera dos dois países uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, que ele classifica como a “zona mais sensível do planeta”.
“É uma aliança estratégica de desenvolvimento que envolve aspectos do governo no âmbito social, no âmbito econômico, no âmbito turístico, no âmbito energético. (…) Essa é uma tarefa que nos faz pensar que teremos trabalho para várias décadas, e serão as pessoas mais pobres, do interior, que terão as melhores oportunidades de trabalho”, disse.
Dez anos da aliança estratégica
A visita oficial da presidenta também marca os dez anos da Aliança Estratégica Brasil-Peru, que iniciou em 2003. O Foro Empresarial Brasil-Peru, que também acontece hoje, vai reunir 400 empresários dos dois países, que debaterão o comércio bilateral. Este ano, entre os meses de janeiro e setembro, o valor obtido pelo comércio entre os dois países foi de US$ 2,9 bilhões, aumento de 8,8% em relação a 2012.
“É uma aliança estratégica de desenvolvimento que envolve aspectos do governo no âmbito social, no âmbito econômico, no âmbito turístico, no âmbito energético. Sem dúvida que se trata de um projeto de grande envergadura”, afirma Alvear.
No discurso oficial, a presidenta Dilma também destacou que o Brasil deverá terminar o ano como o terceiro maior parceiro comercial do Peru. "Mais de 100 mil peruanos visitam o Brasil todo ano. E mais são esperados para a Copa 2014, Olimpíadas 2016 e Paraolimpíadas 2016", reforça.
Entre os países da América do Sul, o Peru é o terceiro maior destino dos investimentos brasileiros, com estoque de US$ 1,9 bilhão. No Acordo de Complementação Econômica nº 58, entre o Mercosul e o Peru, o Brasil já concede ao Peru 100% de preferências tarifárias para mais de 6,5 mil produtos.
Em 2013, o Peru deverá conceder o mesmo benefício ao Brasil para 687 desses produtos. Já em 2014, serão concedidos para outros 5.464 produtos, alcançando a totalidade em 2019, quando 100% dos mais de 6,5 produtos do acordo estarão livres de imposto de importação.
Para Alvear, o foro vai ajudar a planejar uma nova agenda de cooperação entre os dois países. “A nova agenda até adiante já não é uma agenda de 10 anos, mas estamos com tarefas que visam uma perspectiva de 20, 30 anos, que são políticas de Estado, porque temos que conseguir para a Amazônia um desenvolvimento sustentável, inteligente, e que deve ser compartilhado conosco, os vizinhos amazônicos”, afirmou.
Fonte:
Blog do Planalto
11/11/2013 17:21
Artigos Relacionados
Brasil e Peru vão firmar parcerias para combater narcotráfico nas fronteiras
Brasil e China intensificam diálogo sobre agronegócio
Brasil conquista 142 medalhas em competição no Peru
Programa Brasil Sem Miséria será apresentado no Peru
Brasil e Peru estabelecem parceria tecnológica e aeroespacial
Brasil e Peru assinam cooperação em recursos hídricos