Brasil e Reino Unido discutem fortalecimento de ação conjunta em apoio à África



Fortalecer e aprimorar a parceria entre Brasil e Reino Unido em ações conjuntas na área social para os países da África foi o objetivo da reunião entre a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Andrew Mitchell, ocorrida na quarta-feira (11), em Brasília. 

Iniciativas do Plano Brasil Sem Miséria, como o apoio aos agricultores familiares e a construção de cisternas, foram identificadas como passíveis de aplicação nos países africanos. “É uma determinação da presidenta Dilma Rousseff que o Brasil esteja aberto a oferecer cooperação internacional, sempre respeitando as particularidades de cada país, sem apresentar uma receita pronta e disposto a também aprender”, disse a ministra Tereza Campello.

Para o secretário britânico, o sucesso das políticas brasileiras de combate à fome e distribuição de renda aumenta a responsabilidade do País no cenário internacional. “O Brasil tem êxito reconhecido em programas como o Bolsa Família, a proteção das florestas e o combate à fome, por isso temos interesse em disseminar essas boas práticas juntos”, disse Mitchell.

Entre as iniciativas brasileiras do plano de superação da extrema pobreza, o apoio aos agricultores familiares com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), despertou interesse do governo do Reino Unido.

O PAA compra a produção da agricultura familiar a preço justo, sem licitação, e distribui para escolas, creches, entidades socioassistenciais e rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos).

Outra ação que pode ser levada aos países africanos é a construção de cisternas, também de responsabilidade do MDS. No Brasil, na região do semiárido, os tanques de armazenamento de água da chuva são usados para consumo humano no período de estiagem.

 

Resultados

No Quênia, a parceria entre Brasil e Reino Unido é responsável pela implantação de um Cadastro Único para Programas Sociais nos moldes do existente no Brasil. Com ele, pode-se conhecer a realidade socioeconômica das famílias vulneráveis, identificar potenciais beneficiários para os programas sociais, subsidiar o desenho e implantação de políticas públicas.

Outro exemplo ocorreu em 2008, em Gana, onde os dois países apoiaram a criação de um programa de transferência de renda similar ao Bolsa Família.

 

Fonte:
Brasil Sem Miséria



12/04/2012 17:11


Artigos Relacionados


Brasil e Reino Unido discutem intercâmbio científico e tecnológico

Brasil e Reino Unido discutem políticas contra a pobreza

Turismo no Brasil é destaque no Reino Unido

Autoridade do Reino Unido destaca parceria com o Brasil

Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação em Defesa

Brasil e Reino Unido fazem acordo para transportes