Brasil e UE promovem intercâmbio sobre desenvolvimento regional



A Secretaria de Programas Regionais (SPR) do Ministério da Integração Nacional,  promove, em parceria com a União Européia, a segunda fase do intercâmbio entre Brasil e Europa para a troca de experiências de desenvolvimento regional. A delegação brasileira irá participar de eventos na Europa deste sábado (25) a 7 de outubro. 


O programa de intercâmbio é uma ação proveniente do Memorando de Entendimento com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Européia (DGregio), assinado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), em 2007. A primeira fase da iniciativa foi realizada em 2009.


Segundo a secretária de Programas Regionais e Sênior Official da Cooperação MI/DGregio-EU, Márcia Damo, “a viabilização da segunda fase do programa de intercâmbio representa a consolidação de uma parceria de sucesso, que está contribuindo para a aceleração do processo de desenvolvimento das regiões brasileiras estagnadas”.


A delegação brasileira é composta por quatro equipes, que cumprirão programações específicas, de acordo com o potencial de desenvolvimento de cada região participante. As equipes vão buscar novos conhecimentos sobre projetos de incentivo ao desenvolvimento e de apoio aos setores produtivos encontrados no Brasil e na Europa, como: a movelaria, a fruticultura e os laticínios. Na agenda de compromissos de cada grupo estão previstas visitas técnicas, palestras, reuniões, além de participação em seminário e feiras.


Selecionadas a partir do critério da maior afinidade com as características geográficas, culturais e de vocação produtiva dos espaços brasileiros, as regiões européias a serem visitadas serão a Galícia (norte de Portugal e noroeste da Espanha), Valência, na Espanha, a tríplice fronteira França-Alemanha-Suíça (Reno Superior), as regiões de Piemont (Turim) e Lombardia (Milão), na Itália, a região de Bordeaux/Perigueux, no interior da França, e Carinthia, na Áustria.


O intercâmbio será encerrado, assim como na primeira edição, com o Seminário Open Days, que será realizado de 4 a 7 de outubro, em Bruxelas (Bélgica). O evento é composto de atividades multidisciplinares sobre políticas públicas de desenvolvimento regional de todo o mundo.


No dia 6, o seminário dedicará um espaço para a apresentação da Cooperação MI/DGregio-EU. Os participantes vão avaliar a assimilação de contribuições da comunidade européia e mundial sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) brasileira.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



23/09/2010 15:10


Artigos Relacionados


Brasil e Venezuela firmam dez novos acordos e apostam em intercâmbio regional

Anatel e Ipea promovem seminário sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação

Governos uruguaio e brasileiro promovem Intercâmbio

Universidades de SP e do Japão promovem intercâmbio de alunos e professores

Brasil apresenta políticas de desenvolvimento regional na Expo Xangai

Ministério da Integração Regional reúne produtores em II Mostra de Desenvolvimento Regional