Brasil é uma das quatro maiores democracias do mundo



Em número de habitantes - 182 milhões - e de eleitores - 125,9 milhões -, o Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Perdeu o terceiro lugar para a Indonésia, que em 3 de julho de 2004 realizou o primeiro turno da primeira eleição direta para presidente da República na sua história.

Para essa eleição, a Indonésia registrou 155.048.945 eleitores dos seus 235 milhões de habitantes. O país conquistou a independência em 1949, depois de quatro anos de guerra contra os holandeses.

Habitado pela maior população muçulmana do mundo, a Indonésia, um arquipélago de mais de 18 mil ilhas entre a Ásia e a Austrália, é dividida em 33 províncias. O país viveu sob regime militar comandado pelo general Suharto durante 32 anos, até 1998.

Os militares, que dominavam a Indonésia em todos os níveis de governo, são agora proibidos de votar. Mas o atual presidente, eleito em 2004, é o general reformado Susilo Bambang Yudhoyono.

A mais populosa democracia é a Índia, com 1,1 bilhão de habitantes e 668 milhões de eleitores. O país realiza eleições desde 1947, quando conquistou a independência da Inglaterra, que a dominava desde 1800.Segundo país mais populoso do planeta- o primeiro é a China, com 1,3 bilhão -, a Índia, com 1,1 bilhão de habitantes, é também um dos participantes do grupo de países que possuem armas atômicas. O pluripartidarismo abriga desde marxistas até partidos inspirados nos diversos grupos religiosos muçulmanos e hindus.

A segunda mais populosa democracia é a dos Estados Unidos, com 298 milhões de habitantes (215,7 milhões em idade de votar), dos quais apenas 122.267.553 participaram das últimas eleições. O voto não é obrigatório no país e a abstenção chegou a 43%.

Criada com a Constituição de 1787, a democracia americana é a mais antiga do mundo moderno. E, graças também ao seu poder militar e econômico e ao desenvolvimento da sua tecnologia e da indústria cultural (Hollywood e a mídia), é a mais influente. A partir de 1964, a Lei dos Direitos Civis (Civil Rights Act) tornou ilegal a discriminação racial, ampliando a participação política da população afro-americana.

Naquele ano, no Mississipi, onde os negros chegavam a 45% da população total do estado, apenas 5% dos afro-americanos eram registrados como eleitores. No dia 21 de junho de 1964, três pessoas que participavam da campanha para registrar eleitores afro-americanos foram assassinadas por grupos racistas. Esse fato teve grande impacto no movimento pelos direitos civis à época.

Embora com o status de maior país do planeta em extensão territorial, com 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia, onde também o voto é facultativo, é a quinta democracia, com 141 milhões de habitantes, dos quais 100 milhões em idade de votar. Em 14 de março de 2004, 70 milhões de eleitores participaram da reeleição do presidente Vladimir Putin, que obteve 70% dos votos na disputa com mais cinco candidatos. O candidato do partido comunista, Nikolai Kharitonov, obteve 14% do votos.



26/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil tem hoje uma das mais sólidas democracias do mundo, afirma Dilma

Produtividade agropecuária do Brasil é uma das maiores do mundo

Brasil é um dos maiores doadores de alimentos do mundo

Brasil é um dos maiores distribuidores de imagens de satélites do mundo

Brasil sobe em classificação das maiores economias do mundo

Com um dos maiores contingentes militares do mundo, China faz parceria com o Brasil