Brasil e Uruguai discutem a inclusão de novos produtos no comércio bilateral



Os governos do Brasil e do Uruguai se reuniram para discutir temas do comércio bilateral, entre os quais a inclusão de uma lista de novos produtos uruguaios no acordo de comércio de produtos originários de zonas francas, a facilitação do comércio de têxteis e a inspeção integrada de pontos de fronteiras. As discussões ocorreram no âmbito do Comitê de Monitoramento do Comércio Bilateral, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No começo da reunião desta terça-feira (11), foi apresentada que a corrente de comércio em 2009 foi de US$ 2,6 bilhões, e nos quatro primeiros meses deste ano já beira os US$ 900 milhões. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic, entre janeiro e abril deste ano, as exportações brasileiras para o Uruguai cresceram na ordem de 26,5%, enquanto as importações provenientes do país aumentaram 26,1%.

Segundo o secretário-executivo do Mdic, Ivan Ramalho, o Uruguai é um importante parceiro para o Brasil, não só por ter o Brasil como principal destino de suas exportações, mas porque é importante consumidor de produtos de alto valor agregado. No período de janeiro a abril deste ano, ocupou a 27º colocação entre os países de destino dos produtos brasileiros sendo que na importação, o país ficou na 30º colocação como fornecedor estrangeiro de produtos para o Brasil.

Entre os temas tratados no comitê bilateral, está a integração produtiva nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, energia eólica, metalmecânica, aeronáutico, eletrônica, couro e química látex.  


Circulação de mercadorias

Brasil e Uruguai assinaram ainda um acordo entre os setores privados que permitirá a exportação de carne de frango ao Uruguai, restrito a uma cota de 1.200 toneladas por ano, a partir de julho próximo.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 



10/08/2010 03:58


Artigos Relacionados


Representantes do Brasil e da Argentina discutem comércio bilateral em Buenos Aires

EUA e Brasil discutem padronização de produtos para superar barreiras e ampliar comércio

Brasil e Uruguai terão agenda bilateral na segunda (21)

Brasil e Equador retomam monitoramento do comércio bilateral

Brasil e Malásia comemoram aumento de 55% no comércio bilateral

Parlamentares de Brasil e Argentina debaterão comércio bilateral