Brasil enfrentará falta de professores da educação básica, alerta secretário
Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis.
Se não houver valorização do profissional, o Brasil sofrerá com a falta de professores da educação básica. O alerta é do secretário de Educação de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis, um dos convidados da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para discutir o processo de seleção de diretores escolares em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (14).
O secretário lembrou que não apenas o salário, mas as condições adversas de trabalho afastam os jovens da carreira docente. Segundo ele, cerca de 10% dos professores da rede de ensino do estado de São Paulo estão afastados por licença médica, o que reflete os problemas do setor.
No Plano Nacional de Educação (PNE) em análise no Senado, uma das metas destaca a efetivação da gestão democrática do nível básico ao superior e propõe que a escolha de diretores conjugue mérito e desempenho com a participação das comunidades escolares e acadêmicas (meta 19).
APAE
Após o debate, o presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO) e outros senadores receberam representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que realizaram ato em frente ao Conresso Nacional, nesta quarta-feira, reivindicando a garantia da implantação de escolas específicas para alunos com necessidades especiais.
Mais informações a seguir
14/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Educação analisa residência para professores da educação básica
Secretário cobra mais verbas federais na educação básica
Cai número de professores da educação básica sem diploma superior
Professores de educação básica terão que ter formação superior
Professores da educação básica podem ter desempenho avaliado
Cristovam: falta de investimento em educação básica prejudica universidades e IDH