Brasil está à frente de algumas Metas do Milênio



A informação foi dada há pouco por Darci Bertholdo, que representa a Casa Civil da Presidência da República em debate promovido por quatro comissões do Senado para discutir o estágio em que se encontra o Brasil no cumprimento das Metas do Milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele citou, como exemplo, a meta de erradicação da extrema pobreza e fome, para a qual a ONU estabeleceu que o Brasil terá de reduzir pela metade o número de pessoas que vivem com até 50 reais por mês, ou US$ 1 por dia, até o ano de 2015. Segundo Bertholdo, o Brasil já cumpriu esse objetivo e se propõe a atingir, no ano limite, a redução para um quarto da população que viverá com esse valor mensal.

- Na verdade, os compromissos do Brasil acerca dessa meta são mais audaciosos do que as metas da ONU - declarou o assessor, acrescentando que o país também está encaminhando bem outras ações presentes nas metas, como o combate à mortalidade infantil, à mortalidade materna e ao vírus HIV, encampados pelo Programa Saúde na Família.

Também na área de educação, o Brasil tem conseguido ser bem sucedido na qualificação dos professores e na elevação do número desses profissionais na educação fundamental.

Darci Bertholdo comunicou ainda que em outubro o governo deve apresentar um novo relatório - o quarto - demonstrando o que tem sido feito, o que falta fazer e quais os caminhos que o Brasil seguirá para atingir as metas.

Como estratégia principal, disse ainda o assessor, o governo decidiu investir no formato de parcerias com a participação e o envolvimento da sociedade civil, dos municípios e prefeituras para o monitoramento das ações favoráveis ao cumprimento das metas. Para tanto, o governo instituiu uma agenda de compromissos, válida para o período de 2009-2012, que servirá para orientar os municípios sobre as metas, indicadores e objetivos propostos pela ONU.

Mais informações a seguir



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil vai propor 'Metas do Milênio' para desenvolvimento sustentável

Marisa Serrano presidirá comissão que vai acompanhar cumprimento das Metas do Milênio pelo Brasil

Metas do milênio

Senadores debaterão Metas do Milênio

Metas do milênio foram aprovadas por 191 países

Metas do milênio foram aprovadas por 191 países