Brasil fará campanha para divulgar a qualidade dos produtos do agronegócio
O governo vai promover uma campanha no exterior para divulgar informações sobre as condições fitossanitárias e a qualidade dos produtos do agronegócio brasileiro. A informação foi dada nesta segunda-feira (13) pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi. A campanha dará prioridade aos países "que exageram nas exigências" para importar carne brasileira, disse Rossi. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já autorizou a iniciativa.
Para o ministro, o Brasil já reúne condições para ser considerado área livre da febre aftosa com vacinação em todo o País, pois, há mais de seis anos, não são registradas ocorrências da doença. Rossi admite que o Brasil terá mais facilidade para receber esse reconhecimento internacional quando a situação sanitária dos países vizinhos for mais confiável. Por isso, o governo brasileiro tem interesse em apoiar a Bolívia, a Venezuela e até o Equador, que não faz fronteira com o Brasil, no combate à aftosa.
O ministro relatou que autoridades estrangeiras que cuidam de comércio exterior e saúde pública "não estão suficientemente informadas sobre a regularidade que existe no Brasil, não só quanto às condições fitossanitárias, mas também sobre a questão agrária do uso da terra para a pecuária ou produção agrícola".
De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, Antenor Nogueira, a União Europeia (UE) só quer comprar carne bovina brasileira de gado identificado pelo sistema de rastreamento que seja da mesma fazenda, desde o nascimento até o abate. Ele considera essa exigência uma "discriminação" da UE com o produto brasileiro, pois "outros importadores não fazem a mesma exigência".
Fonte:
Agência Brasil
13/12/2010 18:01
Artigos Relacionados
Empresas são proibidas de divulgar e vender produtos para emagrecer
Senado promove campanha para divulgar novo domínio de 'sites' do Poder Legislativo
Justiça Eleitoral faz campanha para divulgar decisão sobre documento único nas eleições
Pelé e Ronaldo participam de campanha para divulgar preparação para Copa 2014
CRA fará nova rodada de debates sobre dificuldades do agronegócio
Lula já assinou decreto que cria Comitê Gestor para TV Brasil Internacional, que vai divulgar o Brasil no exterior