Brasil foi o 2º país com mais medalhas no judô em 2013



O ano de 2013 consolidou a força do judô brasileiro no cenário internacional. Levantamento feito pelo site especializado em estatísticas da modalidade, o judoinside.com, colocou o Brasil como o segundo país que mais conquistou medalhas em competições organizadas pela Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês). No total, foram 121 pódios contra 123 do Japão, maior vencedor do ano.

Os brasileiros não só ficaram bem colocados no ranking como terminaram o ano bem próximos dos japoneses, maior potência do esporte. No Mundial de 2013, disputado no Rio, o Brasil conquistou seis medalhas, uma a menos que Japão e França. Em Grand Slams, os brasileiros conquistaram 21 medalhas, perdendo mais uma vez para os japoneses, que ficaram com 45 pódios. Já no World Masters, segundo principal torneio do ano, foram seis medalhas do Brasil contra sete do Japão.

“Acredito que os investimentos feitos pela Confederação Brasileira de Judô em conjunto com seus parceiros públicos e privados, o trabalho desenvolvido pela comissão técnica multidisciplinar e o talento dos nossos atletas foi o que levou a esse desempenho tão positivo. A nossa missão é manter os números numa crescente que culminará em 2016”, projetou Amadeu Moura, gerente de alto rendimento.

Os principais destaques individuais do Brasil em 2013 foram Charles Chibana e Maria Suelen Altheman. Chibana terminou o ano com cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata. Já Maria Suelen subiu ao pódio seis vezes, com três ouros, duas pratas e um bronze. “Foi um ano bastante produtivo porque tive que correr muito para subir no ranking e estar no Mundial. Agora é terminar a semana de treinos no Japão, descansar um pouco e partir para o planejamento de 2014”, disse Chibana.

Fonte:
Brasil 2016 



10/12/2013 18:35


Artigos Relacionados


Brasil fatura 19 medalhas no Aberto Pan-Americano de Judô

Brasil ganha três medalhas em campeonato de judô

Brasil fatura três medalhas no primeiro dia do judô em Santiago

Brasil fatura três medalhas no primeiro dia do Grand Slam de judô

Brasil encerra 2013 com 30 medalhas em Mundiais

Brasileiros conquistam nove medalhas no judô