Brasil inaugura laboratório de vigilância epidemiológica no Haiti



Unidade vai monitorar a qualidade da água, fatores ambientais e as condições de saúde da população de Cabo Haitiano. Com investimento de R$ 700 mil

 

Foi inaugurado na última terça-feira (20), pelo Ministério da Saúde, o Laboratório de Saúde Pública de Cabo Haitiano, no Haiti. A iniciativa faz parte do Projeto de Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, o Projeto Haiti, destinado, entre outros, a fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica do país, que teve seu sistema de saúde abalado por um terremoto em 2010. O governo brasileiro disponibilizou R$ 700 mil para a reconstrução do laboratório e a compra de equipamentos.

O assessor especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman, informou que o laboratório se encontra em uma localidade carente, com as condições sanitárias comprometidas e distantes da capital do país, onde os serviços de saúde se concentram. “Por isso, é muito importante a atuação de uma vigilância epidemiológica local bem estruturada. Esse é mais um passo importante na cooperação entre os três países, e complementa as demais ações de vigilância desenvolvidas no Haiti", explica o assessor.

O auxílio brasileiro ao Haiti utiliza recursos extraordinários do Ministério da Saúde aprovados pelo Congresso Nacional em 2010, conforme a Lei 12.239, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti, em iniciativas voltadas para a saúde. Além disso, ao atuar em parceria com o governo haitiano, promovendo ações nas fronteiras, o governo brasileiro o reduz o risco de introdução de doenças Brasil.