Brasil lidera produtividade agrícola na América Latina



Agropecuária é toda atividade que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais. O Brasil apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O País também lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe.

O agronegócio representa percentual relevante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País. 

Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países, especialmente para a China e os Estados Unidos.

Os produtos exportados de maior destaque são: carnes; produtos florestais; complexo soja - grão, farelo e óleo; café e o complexo sucroalcooleiro - álcool e açúcar.

Mandioca, feijão e a laranja também estão entre os principais produtos agrícolas do Brasil. Já o trigo é principal produto agrícola que o Brasil importa.

Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio.

Além disso, por meio do Plano Safra, o governo oferece crédito a juros abaixo do mercado e incentivos. Isso contribuiu para a aquisição de modernos equipamentos agrícolas que garantem os sucessivos recordes de produção de grãos. O crédito ajuda ainda projetos de sustentabilidade, como o de recuperação de pastagens degradadas.

Modernização

Os avanços na área da pesquisa, feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são essenciais para o aumento da produtividade da agricultura brasileira. 

Uma dessas pesquisas é sobre a produção de etanol de segunda geração, com primas alternativas, como o bagaço da cana-de-açúcar, capim, resíduos florestais e sorgo, encontrados em grandes quantidades na natureza e aproveitados na fabricação do novo tipo de etanol.

Além disso, o Brasil conta com o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro, com o objetivo de ampliar a oferta de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol.

A política agrícola brasileira incentiva a expansão do setor, por meio da concessão de crédito e benefícios fiscais, além de programas como o Seguro Rural (que permite ao produtor proteger-se contra perdas nas safras e rebanhos). 

Apoio à agricultura familiar

O Brasil conta com diversas ações de apoio ao pequeno agricultor. Entre eles o Programa Mais Alimentos oferece linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para modernizar as unidades familiares com novos tratores, caminhões e colheitadeiras.

O programa atende projetos individuais e coletivos, com juros baixos e prazo de pagamento do empréstimo longo.

Já o Programa de Aquisição de Alimentos articula a compra, pelo governo, de produtos de pequenos agricultores. Em geral, esses alimentos vão para os restaurantes populares, cozinhas comunitárias e outras entidades socioassistenciais.

 Fonte:
Ministério da Agricultura



17/08/2013 23:51


Artigos Relacionados


Brasil lidera recuperação da crise na América Latina

Brasil vai compor Plataforma de Inovação Agrícola na América Latina e Caribe

MDA apresenta Rede Brasil Rural em principal feira agrícola da América Latina

USP lidera ranking das melhores universidades da América Latina

USP lidera ranking das melhores universidades da América Latina

Petrobras lidera ranking de sustentabilidade entre empresas de energia da América Latina