Brasil não interfere em outros países, mas poderá ajudar a Argentina
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (20) que o Brasil não interfere em assuntos internos de outros países, ao ser perguntada sobre a posição brasileira em relação à expropriação da petrolífera YPF pela Argentina. Segundo ela, o governo poderá “ajudar” o país, se a presidenta Cristina Kirchner fizer esse tipo de solicitação.
O governo Kirchner é alvo de críticas da União Europeia e dos Estados Unidos devido à expropriação da petrolífera espanhola YPF, administrada pela Repsol. “De maneira alguma interferiremos, emitiremos opiniões e juízo de valor”, ressaltou.
Dilma acrescentou que desconhece que esse tipo de “pedido” tenha sido encaminhado pelos argentinos aos brasileiros. “O Brasil sempre foi um País que nunca se negou a ajudar quem quer que seja, agora, depende do que for o pedido [pelos argentinos]”, completou, após cerimônia do Dia do Diplomata, no Itamaraty.
Ao longo desta semana, empresas espanholas com investimentos na Argentina anunciaram a suspensão dos negócios no país. Europeus e norte-americanos ameaçam fazer o mesmo, se o governo Kirchner mantiver o plano de expropriação da YPF. Para os argentinos, a expropriação foi feita, pois havia desconfianças de investimentos inadequados no país.
O ministro do Planejamento da Argentina designado interventor na YPF, Julio de Vido, está nesta sexta-feira em Brasília para uma série de reuniões com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidenta da Petrobras, Graça Foster. Mais uma vez, Dilma reiterou apoio à Argentina e defendeu o respeito à soberania nacional.
Porém, a comunidade internacional reagiu mal à iniciativa da Argentina. O Parlamento Europeu aprovou hoje resolução que deve suspender o direito de acesso a privilégios concedido aos produtos argentinos na Europa. As medidas de restrições serão definidas na próxima semana, em reunião de chanceleres.
Fonte:
Agência Brasil
20/04/2012 17:42
Artigos Relacionados
Defesas Civis de outros países vão ajudar Brasil em casos de desastres
Exportações brasileiras para Argentina crescem mais que vendas para outros países
Agenda brasileira de trabalho decente para jovens poderá ser levada a outros países
Colaboração do Brasil com outros países é tema de debate em Brasília
Aprovados 12 acordos do Brasil com outros países e organismos internacionais
CRE debate relações entre o Brasil e outros países sul-americanos