Brasil participa de reunião sobre inclusão digital para AL e Caribe



Entre os dias 21 e 24 de setembro, o Brasil participa de encontro em Montevidéu, no Uruguai, para revisar e negociar um plano regional de ações voltadas à implementação de políticas públicas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a América Latina e Caribe. A proposta final será aprovada em novembro, durante a 3ª Conferência Ministerial sobre Sociedade da Informação, em Lima, no Peru.


De acordo com a secretária de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães, a reunião é uma rodada preparatória para definição do plano, conforme compromisso firmado pelos governos latino-americanos, como uma das medidas para desenvolver a sociedade da informação, promover  inclusão digital e compartilhar soluções inovadoras no uso das TICs na região. O plano resultará em um documento, o Agenda eLAC 2015, que definirá iniciativas a serem adotadas por 26 países.


Os temas serão divididos em dois encontros no Uruguai. Nos dias 21 e 22, o Observatório para a Sociedade da Informação na América Latina e Caribe (Osilac) promove oficina para apresentar avanços e indicadores das TICs e projetos inovadores para monitoramento em diversas áreas de governo eletrônico. A oficina tem apoio da Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação (Agesic), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Já nos dias 23 e 24 acontece a prévia de mais uma reunião para construção da Agenda eLAC2015, quando será efetivamente apreciada a revisão do plano de ação. Os países-membro já decidiram que, respeitando a realidade de cada nação, os investimentos devem privilegiar linhas estratégicas que devem ser adotadas como projetos para desenvolvimento da sociedade da informação, como por exemplo, a expansão de banda larga.


De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, 41,7% da população brasileira com mais de 10 anos de idade teve acesso à internet nos últimos três meses de 2009. O número significa aumento de 6,9% quando comparado a 2008.


Dados do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid), ação da SLTI em parceria com a sociedade civil, também mostram que existe mais de 10 mil espaços públicos e comunitários de inclusão digital em funcionamento no Brasil.


Fonte:
Ministério do Planejamento

 

17/09/2010 16:37


Artigos Relacionados


Dilma participa da reunião para discutir sobre a inclusão na região da América Latina e Caribe

Brasil é sede da 3ª Conferência Internacional sobre Inclusão Digital

Secretaria de Inclusão Digital participa da 2ª Conferência do Desenvolvimento

Brasil participa de reunião no Peru para discutir sobre desnutrição

Brasil participa da 3ª Cúpula de Chefes de Estado da América Latina e Caribe

País participa de conferência em Buenos Aires sobre alimentação na AL e Caribe