Brasil pode ter fábrica de telas para tablets, diz ministério



O Brasil pode se tornar o primeiro país no Ocidente a produzir telas sensíveis ao toque para tablets. A informação foi dada nesta quinta-feira (13) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, após reunião no Palácio do Planalto. O ministro afirmou que o presidente do Foxconn Technology Group, Terry Gou, reiterou em conversa com a presidenta Dilma Rousseff seus compromissos em trazer investimentos de grande porte para o Brasil. A presidenta, por sua vez, exigiu que seja feita transferência irrestrita de tecnologia ao parceiro nacional.

“Apenas quatro países no mundo produzem telas para tablets e nenhum no Ocidente. É alta tecnologia que exige muito consumo de energia, logística e um aeroporto internacional próximo à fábrica. A escolha do local será técnica. Seis estados estão participando”, disse o ministro.

Segundo ele, duas fábricas serão instaladas pela Foxconn no Brasil. Contudo, a produção será feita com parceiros nacionais para que seja cumprida uma das exigências da presidenta Dilma: transferência irrestrita de tecnologia. O governo também vai desenvolver um programa de formação para atender a demanda de engenheiros.

“É um investimento bastante complexo pela alta tecnologia que exige. O BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] é indispensável nesta negociação. O processo está bastante avançado e demos passos ainda mais decisivos nesta visita.”


Fonte:
Blog do Planalto



13/10/2011 16:17


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin critica instalação de fábrica de 'tablets' em São Paulo

Definição da cidade que vai receber fábrica de tablets depende de infraestrutura e acordos políticos, diz Mercadante

Procurador-geral será convidado a explicar compra de tablets pelo Ministério Público

Brasil pode ter 202 escolas técnicas até o fim do ano, diz secretário do Ministério da Educação

Cinco empresas já produzem tablets no Brasil

Das telas e dos livros para a Estação Ciência