Brasil produzirá kit para diagnóstico rápido de HIV



O Ministério da Saúde firmou, nesta quinta-feira (17), a primeira Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a produção de equipamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Carlos Chagas (ICC), Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (Fiocruz-Paraná) e a Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos Hospitalares assinaram acordo para transferência de tecnologia para produção de kits para diagnóstico rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B. O protótipo do equipamento foi desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação do ministério.

O kit apresenta o diagnóstico de todas essas doenças em poucos minutos, utilizando apenas uma gota de sangue. O teste pode ser realizado no próprio consultório médico, o que facilita a execução dos testes em locais remotos. Ele será indicado para o diagnóstico de doenças infecciosas durante o período pré-natal, como previsto na Rede Cegonha – política estratégica coordenada pelo Ministério da Saúde para a ampla assistência humanizada às mães e aos bebês.

“As parcerias de desenvolvimento produtivo têm tornado possível o amplo acesso da população a produtos de tecnologia avançada. Elas geram economia, segurança e estabilidade na compra, uma vez que a aquisição independe de oscilações externas”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A redução de preços a partir de parcerias de desenvolvimento produtivo permite maior investimento de recursos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em território nacional. O acordo para a produção dos kits de diagnóstico, que estarão disponíveis no SUS a partir de 2014, soma-se a outras 30 parcerias para fabricação de medicamentos já realizadas.


Economia

O Ministério da Saúde investirá, em cinco anos, cerca de R$ 950 milhões na compra dos kits. O número de equipamentos produzidos irá aumentar progressivamente neste período. A compra vai gerar economia de mais de R$ 177 milhões no decorrer dos cinco anos, com a redução em cerca de 30% no preço individual do item. A Fiocruz foi a responsável por desenvolver o kit e coordenará a pesquisa e o desenvolvimento de novos dispositivos diagnósticos e aplicações. A empresa Lifemed produzirá todos os equipamentos necessários à utilização destas plataformas.


Fonte:
Ministério da Saúde



18/11/2011 17:48


Artigos Relacionados


SUS oferecerá diagnóstico rápido para sífilis até dezembro

Diagnóstico mais rápido de tuberculose

Fiocruz lança teste rápido que faz diagnóstico do HIV em até 25 minutos

Brasil produzirá medicamento para doença de Gaucher com base biotecnológica

Brasil produzirá insulina humana a partir de 2016

Brasil produzirá mais 19 medicamentos e duas vacinas