Brasil recebe maior missão empresarial escocesa



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de autoridades escocesas, liderada pelo secretário de Estado do país, Michael Moore. Atualmente, uma missão com representantes de 23 empresas de segmentos como agricultura, educação, bebidas, esportes, arquitetura, construção civil, mineração, engenharia e design, está no Brasil.

Os escoceses manifestaram interesse em parcerias comerciais em diversas áreas, com destaque para os setores de petróleo e gás e ainda de bebidas. No encontro, o secretário escocês relatou a experiência do país na extração de petróleo e gás no Mar do Norte, que tornou a Escócia um dos maiores produtores da Europa.

Com a prevista expansão da exploração de petróleo e gás relacionada à descoberta da camada do Pré-sal, empresas escocesas estão interessadas em se instalarem e em desenvolverem projetos no Brasil. “Podemos desenvolver parcerias prevendo a absorção da tecnologia já desenvolvida na Escócia para a exploração do Pré-sal aqui no Brasil”, disse Pimentel em resposta à proposta escocesa.

Autoridades dos dois países também se comprometeram a estabelecer um diálogo bilateral para facilitar o comércio da cachaça brasileira e do uísque escocês. Como o Brasil é o produtor exclusivo de cachaça e como o uísque escocês é um produto igualmente singular, o objetivo é avançar para melhorar o acesso dessas bebidas nos respectivos mercados.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


 

29/11/2011 21:09


Artigos Relacionados


Missão empresarial à Indonésia e Malásia recebe inscrições até 3 de setembro

Executivos japoneses participam de missão empresarial no Brasil

Abedesign e Apex-Brasil promovem missão empresarial nos EUA

Brasil lança Missão Empresarial ao Oriente Médio

MDIC e Apex-Brasil realizam missão empresarial na África

Apex-Brasil organiza missão empresarial a Colômbia e Peru