Brasil sem Miséria já tem mais de 400 mil famílias cadastradas em todo o País



A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, informou nessa terça-feira (17), em Salvador, que o plano Brasil sem Miséria já localizou 407 mil famílias extremamente pobres de um total de 800 mil a serem incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) até 2013. Ela destacou a importância dos gestores municipais para a localização e cadastramento da população em situação de miséria. “O cadastro é uma ferramenta estratégica para garantir direitos e oportunidades aos brasileiros mais vulneráveis”, disse.

A meta do Brasil Sem Miséria é elevar a renda e melhorar as condições de vida de pessoas que vivem na linha da miséria – renda mensal de até R$ 70. Pelos dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 16 milhões de brasileiros nessa situação. 

As metas e os desafios para a execução do Brasil sem Miséria foram tema do 2º Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, que reúne gestores públicos, prefeitos e parlamentares de todos os municípios baianos. Para a ministra, o Brasil vive hoje um momento de federalismo social. A parceria entre União, estados e municípios é estratégica para o sucesso do plano, disse Tereza Campello. As discussões serão concluídas nesta quarta-feira (18).

A ministra destacou a importância do programa Bolsa Família para garantir condições básicas de sobrevivência aos mais pobres, mas lembrou que o Brasil apresenta hoje oportunidades de trabalho nos mais diversos segmentos. Além de garantir renda e acesso a serviços públicos como saúde e educação, o plano tem como eixo central a inclusão produtiva da população extremamente pobre por meio de cursos de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e fortalecimento da agricultura familiar. “A superação da pobreza é uma agenda estratégica para o desenvolvimento do País. A população pobre não quer favor, quer oportunidades para viver dignamente.”

 

Fonte:
Agência Brasil

 

18/01/2012 15:35


Artigos Relacionados


Mais de 50 mil famílias do DF são cadastradas Sem Miséria

Mais 320 mil famílias devem ser incluídas no Plano Brasil Sem Miséria neste ano

Mais de quatro mil famílias quilombolas serão incluídas no Brasil Sem Miséria

Mais de 179 mil famílias rurais serão incluídas nas ações do Brasil sem Miséria até 2013

Brasil Sem Miséria: chamada de assistência técnica e rural vai atender a mais de 5 mil famílias Quilombolas

Minha Casa Minha Vida beneficia mais de 1.800 famílias em todo o País