Brasil sobe dez posições em ranking de países, diz estudo



O ranking Country Brand Index (CBI), elaborado pela empresa FutureBrand, mostrou que o Brasil subiu dez posições na lista que avalia a força da marca de cada país no exterior. O Brasil ocupa a 31ª posição no total de 113 países analisados. O estudo busca avaliar como os países são vistos por pessoas no exterior.

A empresa FutureBrand é uma consultoria que atua na elaboração e análise de marcas no mercado internacional. A consultoria integra o grupo McCann Worldgroup, que reúne agências de publicidade em diversas partes do mundo.

No ranking de 2011, divulgado nesta sexta-feira (11), dos 50 países que estão no topo da lista, o Brasil foi o que mais cresceu. Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas da Costa Rica, que está em 24º lugar. No ranking anterior, de 2009, o Brasil ocupava a 41ª posição.

O estudo considerou fatores como a qualidade de vida, a facilidade de se fazer negócios, o turismo e a cultura. Além disso, um dos indicadores – chamado de "valores" – avalia a percepção que estrangeiros têm sobre cada país nos quesitos liberdade política, tolerância, sistema jurídico, liberdade de expressão e consciência ambiental.

De acordo com a FutureBrand, a percepção dos estrangeiros sobre o Brasil melhorou em relação a consciência ambiental, qualidade de vida e facilidade de se fazer negócios. No que se refere ao turismo, o Brasil ficou em segundo lugar em uma lista das melhores praias (atrás da Austrália) e terceiro lugar no ranking de vida noturna (atrás de Estados Unidos e Grã-Bretanha), segundo a opinião dos estrangeiros.

O estudo também destaca a posição do Brasil entre outros países emergentes. "A Índia [em 29º lugar] lidera os Brics em percepção geral da marca do país, mas o Brasil é a estrela em ascensão do grupo", informa o relatório da FutureBrand. "Depois de garantir a Copa do Mundo Fifa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a posição do País no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil uma estrela ascendente no índice geral."

As dez "marcas" mais fortes, segundo o ranking da FutureBrand, são, na ordem, Canadá, Suíça, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, França e Itália. Os pesquisadores ouviram 3.500 viajantes – entre turistas e empresários – e receberam informações de 102 especialistas e de 14 pesquisas de mercado. A maior parte da pesquisa foi realizada em julho deste ano.

 

Fonte:
Agência Brasil 



11/11/2011 11:50


Artigos Relacionados


Brasil sobe 20 posições em ranking de igualdade do gênero

Brasil cai duas posições em ranking de competitividade mundial, aponta estudo

Brasil avança 13 posições no ranking de inovação

Brasil sobe 10 posições e já é o 5º que mais recebe investimento estrangeiro, diz Unctad

Brasil sobe uma posição em ranking de competitividade no setor de TI

USP é a 1ª do Brasil em ranking das melhores universidades de países emergentes