Brasil tem 25 milhões de fumantes a partir dos 15 anos de idade, mostra pesquisa



A Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, mostrou que ainda existem no Brasil 25 milhões de fumantes com idade igual ou superior a 15 anos. Apesar do número ainda elevado, o levantamento revela uma queda significativa entre os usuários de tabaco em relação às últimas décadas, segundo o Inca.


Para a gerente de Divisão de Epidemiologia do Inca, Liz Maria de Almeida, o levantamento mostra o resultado de ações como a proibição de fumar em recintos coletivos, o aumento de impostos sobre o cigarro, como medida para inibir o consumo do produto, e os tratamentos oferecidos na rede pública de saúde para quem quer parar de fumar. De acordo com a pesquisa, 45,6% dos fumantes tentaram parar de fumar nos últimos 12 meses, o que corresponde a cerca de 12 milhões de pessoas.


Mas Liz Maria revela que uma das maiores preocupações entre os especialistas é o envolvimento dos jovens. “O jovem é o alvo principal da indústria do tabaco. Se consegue tornar o jovem dependente desde cedo ele garante o comprador até o final da vida. É nisso que percebemos que a parte de propaganda e marketing indireta, porque é proibida no Brasil, está voltando. Já tem uma quantidade expressiva de jovens com dependência severa ao tabagismo. Ou seja, vai ser muito mais difícil para ele deixar de fumar”, lamentou a especialista, que defendeu uma estratégia específica para mostrar os problemas do tabagismo para as pessoas dessa faixa etária.


A PETab revelou que a geração de brasileiros nascida a partir da década de 1980 começa a fumar, em média, a partir dos 17 anos, e que, na maior parte das vezes, as mulheres começam a fumar antes dos homens, apesar de conseguirem parar de fumar com mais facilidade do que o sexo masculino.


O levantamento foi feito em 51.011 domicílios, reunindo entrevistas com fumantes, não fumantes e ex-fumantes. A PETab, conhecida internacionalmente como Pesquisa Global de Tabagismo, é considerada no Brasil a pesquisa mais completa sobre o assunto e já foi realizadas em outros 13 países.


Fonte:
Agência Brasil

 



30/08/2010 21:22


Artigos Relacionados


Pesquisa mostra que Brasil tem 85 milhões de computadores em uso

Pesquisa mostra que existem 99 milhões de computadores em uso no Brasil

Proporção de fumantes acima dos 18 anos cai de 16,2% para 15,1% em 5 anos no Brasil

Número de adultos fumantes no Brasil cai 20% em seis anos

Pacto para alfabetização até os oito anos de idade terá aporte de R$ 600 milhões

Pesquisa mostra que classe média já tem mais de 100 milhões de brasileiros