Brasil terá centro internacional de segurança para a Copa
O Brasil terá um Centro Integrado Internacional de Segurança com sede no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Ricardo Botelho, durante audiência pública da Comissão Especial da Lei Geral da Copa, nesta terça-feira (29). A medida é parte das ações para a Copa do Mundo de 2014 e servirá para o intercâmbio de informações com outros países.
“Traremos ao Brasil dez representantes das instituições de segurança dos países que jogarão na Copa, dos que fazem fronteiras e daqueles parceiros estratégicos, para que estas pessoas tenham acesso aos dados e também forneçam informações que permitirão a celeridade das ações”, ressaltou Botelho. O secretário confirmou que tem conversado com representantes de outros países com o objetivo de integrar sistemas, além de acessar os dados para que sejam identificadas as informações, principalmente, sobre torcedores violentos.
O planejamento estratégico em segurança para a Copa do Mundo de 2014 será encaminhado em breve ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para ser levado para aprovação da Presidência da República, como já havia sido anunciado durante a reunião da Câmara Temática de Segurança, em Salvador, no dia 18 de novembro. Um dos legados do plano será o Centro de Comando e Controle, que reunirá as forças de segurança e inteligência do País em um local equipado com alta tecnologia e sistema de informação.
Outro ponto importante do plano será a integração das forças de segurança pública, acordado no caderno de atribuições e que estabelece as funções e responsabilidades de cada instituição, que aderiram ao documento. “Os sistemas das instituições estão sendo integrados a partir das cidades-sede e depois será expandido para todo o País, o que vai permitir que todas sejam uniformizadas. Houve adesão ao caderno e a partir do próximo ano acreditamos que podemos implementar os projetos para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo”, explicou Botelho.
O Centro de Comando e Controle vai reunir, além dos órgãos de segurança, os órgãos de direitos humanos, inteligência e saúde.
Fonte:
Portal da Copa
29/11/2011 19:17
Artigos Relacionados
Porto Alegre terá centro de atendimento ao turista para Copa 2014
Hospital das Clínicas terá centro de treinamento para aumentar segurança do paciente
Rio de Janeiro terá centro de transmissão da Copa 2014
Segurança da Copa terá 12 centros de comando interligados
Copa das Confederações 2013 terá 15 mil agentes privados de segurança
Brasil terá 1.973 novos voos para Copa do Mundo