Brasil vai selecionar estudantes de países em desenvolvimento para convênio de pós-graduação



O edital de seleção de candidaturas para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) foi publicado nesta quarta-feira (18). A seleção é direcionada a cidadãos de países em desenvolvimento que mantêm com o Brasil acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia. Nesta edição do PEC-PG também serão aceitas candidaturas do Haiti, uma das ações do Programa Emergencial Pró-Haiti.

O programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC).

Os interessados podem se inscrever até 29 de julho nas modalidades mestrado e doutorado. O benefício mensal terá duração de até 24 meses, no caso de mestrado, e até 48 meses no caso de doutorado. Caso o candidato selecionado já esteja cursando a pós-graduação, a bolsa será concedida somente pelo período complementar a ser cursado.

A divulgação dos resultados será disponibilizada no site da Capes, do CNPq e do MRE no mês de dezembro, com início das atividades acadêmicas em março de 2012.


PEC-PG

O PEC-PG tem o objetivo de formar recursos humanos, possibilitando que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento realizem estudos em programas de pós- graduação de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O processo de seleção prioriza candidatos no âmbito de programas nacionais de desenvolvimento sócio-econômico acordados entre o Brasil e os países interessados.

Acesse a página do PEC-PG.


Fonte:
Capes



18/05/2011 17:34


Artigos Relacionados


Estudantes de 47 países podem fazer a graduação no Brasil

Estudantes de outros países da América Latina podem cursar graduação no Brasil

Estudantes terão vagas para graduação sanduíche em sete países

Bolsas para estudantes de países em desenvolvimento têm inscrições até dia 13

Universidades utilizam Enem para selecionar estudantes

COP 17: Fundo Verde do Clima é a chave para os países em desenvolvimento, diz chefe da delegação do Brasil