Brasileiro assume comando do Fundo Global de Aids a partir de fevereiro
A partir do dia 1º de fevereiro, o brasileiro Gabriel Jaramillo, de 58 anos, assumirá o comando do Fundo Mundial de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária (Fundo Global de Aids). Jaramillo substitui o médico francês Michel Kazatchkine, de 62 anos, que pediu demissão do cargo em meio a suspeitas de corrupção envolvendo a fundação de Carla Bruni, primeira-dama da França e embaixadora do órgão. As denúncias referem-se a desvios de recursos para países da Ásia e África.
O comando do Fundo Mundial de Luta contra Aids negou as acusações. Um dos desafios de Jaramillo é resgatar a credibilidade do fundo, que vai gerenciar mais de US$ 10 bilhões para programas de saúde em vários países.
O nome do brasileiro foi confirmado na quarta-feira (25). O antecessor dele, Kazatchkine, ficou cinco anos na instituição sediada em Genebra, na Suíça. Apesar de o francês só deixar o cargo oficialmente no dia 16 de março, Jaramillo assume a função no dia 1º de fevereiro para um mandato de 12 meses.
Brasileiro nascido na Colômbia, Jaramillo estava aposentado, depois de uma carreira como banqueiro. Ele foi gerente e diretor de várias instituições financeiras por três décadas, como o Marine Midland Bank, Citibank, Santander Brasil e o Banco Sovereign. Em 2010, Jaramillo foi escolhido pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para ser o enviado especial da ONU no combate à malária.
Criado em 2002, o Fundo Mundial de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária conta com o apoio financeiro do norte-americano Bill Gates, dono da Microsoft. Em dez anos de atividades, o órgão já enviou US$ 22,6 bilhões para diferentes programas de saúde em 150 países.
O Fundo Mundial de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária já financiou o tratamento de 3,3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV e de 8,6 milhões vítimas da tuberculose, além de ter distribuído 230 milhões de mosquiteiros tratados com inseticidas para prevenir a malária.
Fonte:
Agência Brasil
26/01/2012 17:19
Artigos Relacionados
Brasil é referência na assistência a soropositivos, diz Fundo Global para Aids
Governo analisa a possibilidade de deixar de usar recursos do Fundo Global contra Aids
Gilson Queiroz assume comando da Funasa
General assume Comando de Operações Terrestres do Exército
Coronel Repulho assume comando do Corpo de Bombeiros
Roberval Ferreira França assume Comando Geral da PM