Brasileiro faz história no tênis de mesa



O brasileiro Hugo Calderano escreveu seu nome na história do tênis de mesa mundial ao se tornar o primeiro atleta das Américas a chegar à decisão do ITTF Global Junior Circuit Finals, a final do Circuito Mundial juvenil, que reuniu os principais atletas da temporada 2013 na cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia.

Apesar da luta e mesmo jogando em alto nível, Hugo perdeu a decisão para o dinâmico coreano Kim Minhyeok, que se mostrou fiel às melhores tradições da herança de seu país e levou o título, na tarde desse domingo (26), com uma vitória por 4 x 1, com parciais de 13/11, 6/11, 11/8, 12/10 e 11/5.

Para se ter uma ideia da importância e dificuldade dessa competição, Kim Minhyeok se tornou apenas o segundo coreano a conquistar o título. O único, até então, era Seo Hyundeok, que ganhou o torneio realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2007.

O público presente ao ginásio escolheu Hugo Calderano como favorito, mas, apesar da torcida, que contou com o reforço do Presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, Hugo perdeu o primeiro set por 13/11.

No segundo set, a história foi diferente e o brasileiro começou melhor, abrindo vantagem de 6/3, que depois subiu para 9/6 e terminou com vitória de Hugo Calderano por 11/6. Na terceira etapa, o coreano liderou o tempo todo o placar e fechou com vitória por 11/8.

O desfecho do quarto set poderia ter mudado a história da partida, pois Hugo vencia por 10/8. Entretanto, ele perdeu a chance de empatar o confronto e sofreu uma virada por 12/10. Depois disso, Kim Minhyeok fechou a partida com uma vitória por 11/5 no último set.

O também brasileiro Vitor Ishiy encerrou sua participação no ITTF Global Junior Circuit Finals na honrosa décima posição, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. No feminino, o título ficou com Doo Hoi Kem, de Hong Kong, que superou na decisão Huang Yu-Wen, da China Taipei, por 4 x 2, com parciais de 8/11, 9/11, 11/5, 11/6, 11/5 e 11/6.

Fonte:
Brasil 2016



27/01/2014 12:31


Artigos Relacionados


Tênis de mesa brasileiro disputa torneios na Suécia

Ano de 2014 terá duas edições do Brasileiro de Tênis de Mesa

Equipes do tênis de mesa estreiam com vitórias

Brasileiras avançam no Aberto da Hungria de tênis de mesa

Amapá quer fortalecer o tênis de mesa no estado

Que tal uma pausa na correria para jogar tênis de mesa?