Brasileiro se mantém otimista sobre economia do País, diz Ipea



Os brasileiros continuam otimistas em relação à situação socioeconômica do País. Apesar de leve queda de um ponto no Índice de Expectativas das Famílias (IEF) com relação a novembro, o índice registrado em dezembro continua dentro da faixa de otimismo. A quinta edição do IEF será lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na quinta-feira (6), na sede do instituto em Brasília.

Lançado em agosto de 2010, o índice aborda a expectativa das famílias nos quesitos situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo; endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; e mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.

A região mais otimista continua sendo o Centro-Oeste, seguido pelo Sul. O Sudeste permanece em terceiro lugar, seguido pelo Norte e pelo Nordeste, que apresentaram, em dezembro, queda significativa no indicador. As duas regiões, no entanto, continuam dentro da faixa de otimismo do IEF.

O lançamento será feito pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, em entrevista coletiva. O evento terá transmissão ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.

 

Fonte:
Ipea



04/01/2011 13:03


Artigos Relacionados


Brasileiros mantêm-se otimistas sobre futuro da economia, revela pesquisa do Ipea

Setor produtivo está otimista com desempenho da economia em 2011, diz Ipea

Famílias se mantêm otimistas com economia brasileira, diz Ipea

Pesquisa CNI revela indústria está otimista com economia do País neste semestre

Brasileiro mantém otimismo com economia e acha momento bom para comprar

Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, afirma CNI