Brasileiros que ganharam bolsa do Ciência sem Fronteiras chegam em Liverpool
Os brasileiros aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), que ganharam bolsas de graduação ou pós-graduação para estudarem em Liverpool, no Reino Unido, receberam as boas vindas esta semana na Universidade de Liverpool. A instituição faz parte do Russel Group, que agrupa as melhores universidades do Reino Unido.
A cooperação começou em setembro de 2011, quando uma delegação de professores visitou o Brasil para reforçar a parceira com as maiores universidades brasileiras e identificar oportunidades de colaboração em pesquisa de projetos. Desde então, a Universidade de Liverpool está empenhada em trabalhar em conjunto com estudantes e indústrias no Brasil.
As pesquisas feitas por esta universidade têm um impacto mundial e foco nos maiores desafios como, por exemplo, mudanças de cultura e ambiente, sustentabilidade de materiais para o futuro e saúde global. O alto nível das pesquisas científicas desenvolvidas em Liverpool é fortalecido pelas colaborações internacionais, nacionais e regionais.
O Ciência Sem Fronteiras busca promover a expansão e a consolidação da ciência, tecnologia e inovação no País por meio da cooperação e mobilidade internacional. A intenção é aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior e oferecer oportunidades semelhantes aos estrangeiros nas instituições nacionais. Até 2014, serão concedidas mais de 100 mil bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação.
As áreas prioritárias atendidas pelo programa são Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, Computação e Tecnologias da Informação, Tecnologia Aeroespacial, Fármacos, Produção Agrícola Sustentável, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Energias Renováveis, Tecnologia Mineral, Biotecnologia, Nanotecnologia e Novos Materiais, Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção, Ciências do Mar, Indústria Criativa, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva, Formação de Tecnólogos e demais áreas tecnológicas.
Para mais informações e candidatura, visite o site do programa.
Fonte:
CNPq
10/02/2012 15:03
Artigos Relacionados
Brasileiros e americanos discutem fronteiras de ciência e engenharia
Canadá recebe bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras lança chamada para Bolsa Pesquisador Visitante Especial
Capes estende o prazo para que estudantes possam concorrer a bolsa do Ciência sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras negocia ida de bolsistas brasileiros para os Países Baixos
Ciência sem Fronteiras tem 36 mil inscritos