Brasileiros vão poder responder Censo 2010 pela internet



O Censo Demográfico 2010 será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos  5.565 municípios do País a partir de 1º de agosto. O lançamento da pesquisa foi realizado, nesta quarta-feira (5), na sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Nesta edição, o Censo será totalmente informatizado. Em vez de pranchetas e papéis, os recenseadores do IBGE utilizarão um computador de mão, onde serão gravadas todas as informações pesquisadas. Os brasileiros também poderão, pela primeira vez, responder às perguntas via internet, mediante o fornecimento de senha de controle pelo recenseador do instituto.

De acordo com o IBGE, 225 mil agentes censitários e recenseadores, contratados temporariamente, coletarão informações sobre os 58 milhões de domicílios brasileiros. Os primeiros resultados do Censo devem ser apresentados em dezembro deste ano.

O Censo é uma pesquisa domiciliar que tem como objetivo revelar o retrato da sociedade brasileira, por meio de um amplo conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. As perguntas são referentes às características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década.
 

Contratações

Durante a cerimônia de lançamento do Censo 2010, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinou portaria que autoriza a contratação de 350 técnicos de nível superior para o IBGE, entre estatísticos, cartógrafos, geógrafos e analistas de tecnologia da informação.

Fonte:
Ministério do Planejamento

 



05/08/2010 02:51


Artigos Relacionados


Censo 2010 mostra que cerca de 11,4 milhões de brasileiros vivem em aglomerados subnormais

Estrangeiros vão poder comprar produtos brasileiros via internet

Instituições de ensino começam a responder Censo da Educação Superior 2012

Doadores de medula vão poder se cadastrar pela internet a partir de 2011

Entidades privadas têm até sexta para responder ao censo do Ministério do Desenvolvimento Social

Quase metade dos brasileiros se informa pela internet, diz ministro da Comunicação Social