Brasília recebe a quinta edição da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
A 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), que terá como tema a “2ª Geração de Políticas para Arranjos Produtivos Locais: Competitividade e Sustentabilidade” terá inicio nesta terça-feira (8), em Brasília, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip.
O objetivo do encontro é reunir instituições e profissionais para discutir novas políticas para o setor, com foco na elaboração de uma política nacional de APLs. Participarão do evento, empresários e associações de classe empresariais, governanças e gestores de APLs, representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs, acadêmicos e parlamentares.
A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP APLs), formado por 33 instituições e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A programação do evento inclui paineis, mesas redondas, apresentações de experiências locais, mostra de produtos e diversos eventos paralelos.
Confira aqui a programação da 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Outros eventos
Durante os três dias da conferência também estarão acontecendo vários eventos paralelos. Serão realizados o 2º Encontro de Oportunidades entre as instituições do GTP APL e os Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs e governanças dos arranjos produtivos; o Estande Coletivo do GTP APL - espaço destinado à exposição das ações institucionais dos parceiros do Grupo de Trabalho; a Linha do Tempo das Políticas para APLs no Brasil – com arquivos de iniciativas e ações desenvolvidas nos últimos 10 anos; e a Mostra de Produtos de APLs, mostrando os produtos desenvolvidos e contemplando APLs de diversas localidades do território nacional.
Antes e após a 5ª Conferência ainda serão realizados o 1º Encontro dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs – dia 7 de novembro – e o 2º Encontro APL/Clusters do Mercosul e Países Associados, no dia 11. Nesse encontro estão reunidos representantes de Brasil, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que trabalham com o tema APLs.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
07/11/2011 15:52
Artigos Relacionados
MDIC lança portal da 5º Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
Conferência de Arranjos Produtivos será realizada em Brasília
Arranjos Produtivos Locais ampliam chances de crescimento
BNDES deve apoiar arranjos produtivos locais
Prorrogadas inscrições para arranjos produtivos locais em cultura
Seminário Internacional discute inovação em arranjos produtivos locais