Brasília recebe exposição inédita com centenas de produtos da biodiversidade



Uma exposição inédita em Brasília reúne, nesta quinta-feira (10), centenas de produtos da biodiversidade brasileira. A ideia é mostrar que é possível gerar emprego e renda para as comunidades tradicionais e povos da floresta sem degradar os ecossistemas.

“Tradicional Mundo Moderno”, o nome da exposição, pode ser vista, também, na internet. Mas quem for ao Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, vai poder até mesmo degustar algumas das iguarias tipicamente brasileiras.

A iniciativa tem o objetivo principal de promover os produtos da sociobiodiversidade brasileira, beneficiando diretamente as comunidades tradicionais, a agricultura familiar e os povos da floresta. O visitante vai poder interagir, por meio de um painel, conhecendo todos os passos que levaram os produtos aos mercados. A integração entre ciência, cultura e sociedade é o foco do projeto, apoiado pela agência de cooperação alemã, GIZ.

A exposição é também um instrumento de promoção da conservação ambiental do uso sustentável dos recursos naturais, para difundir práticas sustentáveis e o consumo consciente, inclusão produtiva e desenvolvimento econômico sustentável.

Os ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram durante a V Conferência Nacional de Arranjos Produtivos Locais, onde está instalada a exposição, todos os passos para fazer com que produtos do extrativismo e da cultura tradicional possam agregar valor, serem atrativos para o consumidor interno e virarem produtos tipo exportação, exclusivos, “made in Brazil”.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



10/11/2011 10:47


Artigos Relacionados


Casa das Rosas recebe exposição inédita no país

Brasília recebe exposição de experiências pedagógicas

Brasília recebe exposição sobre a Serra da Capivara

Brasília recebe exposição de trabalhos manuais feitos por mulheres chilenas durante ditadura

Praça José Bonifácio, em Santos, já recebe centenas de pessoas

MIS apresenta exposição inédita do cineasta Georges Méliès