Brigadistas conhecem cavernas do Parque da Furna Feia (RN)



No início de novembro, o esquadrão de brigadistas contratado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no Parque Nacional da Furna Feia, no Rio Grande do Norte, realizou visita técnica nas duas principais cavernas da unidade de conservação (UC) federal: a Furna Feia e a Furna Nova.

A visita, que teve o acompanhamento de uma equipe de técnicos da Base Avançada Compartilhada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas no Rio Grande do Norte (CECAV/ICMBio), serviu para instruir os brigadistas sobre o patrimônio espeleológico da UC, que constitui o primeiro parque nacional do Rio Grande do Norte e é considerada a unidade de proteção integral que abriga o maior número de cavernas (são 205 cavidades identificadas até o momento), além de apresentar destacada biodiversidade do bioma Caatinga.

Na ocasião, também foram realizadas palestras, ressaltando os valores ambientais do parque nacional, entre as quais o Dr. Pedro Xavier, geólogo da Petrobras, tratou de questões relacionadas às características geológicas da região. Coordenada pelo CECAV/ICMBio, a brigada do Parque Nacional da Furna Feia é composta por moradores das comunidades rurais localizadas na Zona de Amortecimento da unidade de conservação.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



13/11/2013 17:26


Artigos Relacionados


SENADO GALERIA APRESENTA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE CAVERNAS

ICMbio apresenta Plano para Conservação de Cavernas na bacia do rio São Francisco

Prevfogo abre inscrições para brigadistas em Rondônia

Prevfogo vai formar novos brigadistas de combate a incêndios na Bahia

Comissão vai discutir situação dos brigadistas com Yeda Crusius, diz Paim

Instituto Chico Mendes contrata mais de mil brigadistas para combater incêndios