CAE está pronta para votar regras para divisão de gorjeta de garçons
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já está pronta para votar projeto de lei da Câmara (PLC 57/10) que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para disciplinar a divisão da gorjeta cobrada nas despesas realizadas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.
Apesar de a CLT já estabelecer a destinação desse adicional ao trabalhador, a proposta pretende forçar o empregador a seguir essa determinação impondo multas pelo seu descumprimento.
"O que o projeto faz é explicitar a taxa de serviço na definição de gorjeta, uma vez que essa taxa já é entendida dessa forma pelo usuário do serviço, embora nem sempre seja repassada ao empregado", explicou o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), no parecer favorável ao PLC 57/10.
Raupp apresentou substitutivo ao projeto, preservando, entretanto, suas principais medidas. Incluem-se aí a definição de critérios de custeio laboral e rateio em acordo trabalhista para orientar a distribuição da gorjeta entre os empregados e a obrigação de a empresa anotar na carteira de trabalho o valor do salário fixo e o percentual recebido a título desse adicional.
Caso o empregador descumpra as exigências acima, terá de pagar multa ao trabalhador prejudicado correspondente a 2/30 (dois trinta avos) da média da taxa de serviço por dia de atraso.
Duas alterações importantes no PLC 57/10 foram feitas pelo substitutivo de Raupp. Em primeiro lugar, o relator eliminou a possibilidade de incorporação da gorjeta ao salário do empregado no caso de a cobrança de gorjeta cessar, mas ter sido mantida por mais de um ano. Seu argumento é de que a medida encareceria o contrato de trabalho.
A outra mudança foi permitir à empresa descontar a taxa de administração cobrada pelo banco das gorjetas pagas por meio de cartões de débito ou crédito, no percentual máximo de 10%.
Depois de passar pela CAE, o PLC 57/10 vai para as Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR); e de Assuntos Sociais (CAS), cabendo à última a decisão terminativa .
09/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vídeo | Senadores anunciam acordo para votar em agosto projeto que regulamenta gorjeta a garçons
Projeto de Patrícia Saboya legaliza gorjeta para os garçons
CCJ está pronta para debater e votar garantia de poderes ao CNJ
Regras para divisão de gorjetas poderão ser modificadas
PEC da Felicidade está pronta para ser votada na CCJ
Proposta de redução da idade para dirigir está pronta para exame na CDH